O artesanato de um país é um espelho da cultura, tradições e origens dos povos. No MAR Shopping Algarve, está até 1 de setembro de 2024 uma mostra do artesanato típico de países, como Portugal, Senegal, Marrocos e Indonésia, onde se pode adquirir utensílios, vestuário, tecidos e acessórios.
Desde a 1ª edição da Feira de Artesanato Internacional em 2005 que não parou de viajar o artesanato de países como Portugal, Senegal, Guiné, África do Sul, Moçambique, Marrocos, Egipto, Nepal, Equador, Brasil, Perú, Tunísia, Indonésia, Índia, Madagáscar ou Bolívia, do norte ao sul do país.
O objetivo “é promover um pouco de cada cultura, trazendo ao nosso país os saberes, artes e ofícios de vários cantos do mundo”, explicou Vanda Sobral, diretora da BEPART, empresa responsável pela organização deste e outros eventos, bem como ativações de marca, de norte a sul do país.
“Temos connosco famílias inteiras que dedicam as suas vidas a artes e ofícios dos seus países de origem e que produzem manualmente o seu próprio artesanato, para posteriormente o trazer até nós na sua vertente mais pura e artesanal, onde cada peça se assume como única e exclusiva, trazendo consigo toda uma história que acaba por ser contada na primeira pessoa no decorrer dos eventos”, acrescentou Vanda Sobral, citada em comunicado.
Ana Antunes, diretora do MAR Shopping Algarve afirmou: “É um prazer trazer esta feira pela primeira vez ao Algarve e, deste modo, contribuir não só para a multiculturalidade que caracteriza a nossa região, mas sobretudo para dar a conhecer a quem nos visita verdadeiras histórias de sobrevivência e resiliência. Promover o artesanato destas famílias é contribuir para um mundo mais sustentável, já que todas as peças são realizadas manualmente e com os recursos de cada país. Além disso, estamos a dar a oportunidade aos nossos visitantes de adquirirem peças únicas e de fazerem uma viagem a países da Europa, África e Ásia sem sequer saírem do nosso espaço. E o que melhor há a fazer no verão do que viajar e conhecer outras culturas?”