“Arte Liberdade e Revolução” reúne mil jovens no Coliseu do Porto num espetáculo multidisciplinar

"Arte Liberdade e Revolução" reúne mil jovens no Coliseu do Porto num espetáculo multidisciplinar. Foto: Wikipedia

O Mosaico II vai reunir no dia 28 de novembro, às 21h30, no Coliseu do Porto, com cerca de mil jovens de 22 escolas artísticas e profissionais da cidade, num espetáculo multidisciplinar, subordinado ao tema “Arte, Liberdade e Revolução”, numa celebração dos 50 anos do 25 de Abril de 74.

O espetáculo irá conjugar múltiplas linguagens criativas de áreas artísticas e técnicas diversas indo do teatro, à dança, música, canto, moda, performance, artes plásticas, design gráfico, vídeo, fotografia, animação 3D, luz e som. O espetáculo tem a direção artística de António Capelo e a produção do Teatro do Bolhão.

Para enfatizar o espirito de Abril de 74, antes do espetáculo realizar-se-á uma manifestação às 21h00, na Praça da Batalha. Assim, o espirito de Abril e o poder da arte, como expressão coletiva de transformação social, da Manifestação das Artes percorrerá a partir da Batalha, Rua de Santa Catarina e rumando ao Coliseu do Porto.

A manifestação irá envolver todos os intervenientes do espetáculo, em que as palavras de ordem “A Arte Está na Rua” e “Todos ao Coliseu! darão o tom revolucionário e festivo a um momento simbólico que evoca o espírito de liberdade que caracteriza o universo das escolas artísticas e profissionais.

O Mosaico II de 2024 está integrado na comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadoras, sob o lema “A cidade como laboratório de aprendizagem, cidadania e transformação social”.

Entre as escolas participantes estão: ACE Escola de Artes, Academia de Música Costa Cabral, Balleteatro Escola Profissional, Centro de Dança do Porto, Conservatório de Música do Porto, Conservatório Vocare, Curso Música Silva Monteiro, EMARA – Escola de Música, , Escola Artística Soares dos Reis, Escola Artística e Profissional Árvore, Escola de Ballet do Porto, Escola de Moda do Porto, Escola de Música Guilhermina Suggia, Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, Escola Profissional Comércio Externo, Escola Profissional Economia Social, Escola Profissional de Tecnologia e Eletrónica, Escola Profissional de Tecnologia Psicosocial, Externato Santa Clara, Instituto Multimédia, Pallco – Performing Arts School, Perpétuo – Educação e Cultura.

A entrada no Coliseu do Porto é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço.