Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima foi inscrito no registo das especialidades tradicionais garantidas da União Europeia, como especialidade tradicional garantida.
O Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima é um prato cozinhado que se apresenta com duas partes distintas: um arroz malandro, não empapado, com bastante calda de cor castanha escura, sem coágulos e onde sobressai a presença de carne desfiada, acompanhado de várias carnes e enchidos.
Um prato que é confecionado na região do Alto Minho, que ostenta uma gastronomia muito própria e povoada de rituais. A habilidade, experiência e gosto, aliados ao esmero e dedicação de cada cozinheira(o), permitiram difundir o “Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima”, mantendo a originalidade e autenticidade dos seus vários componentes.
Do conjunto de carnes e enchidos constam a beloura, apresentada às rodelas, com aroma e sabor moderado a louro e alho; a chouriça de verde, em que se nota a presença da cebola, com aroma e sabor ligeiramente adocicado, e em que se distingue a presença dos cominhos, alho e louro; a tripa branca, com aroma a alho e louro e sabor levemente picante também a alho, louro e cominhos; os rojões de porco, de carne da perna de porco, macios e suculentos.
Entre as carnes e enchidos facultativos, estão o bucho, o fígado, o coração, os bofes e o sangue de porco, devidamente cozinhados e apresentados em pequenos pedaços fritos em banha de porco, e batatas ou castanhas devidamente preparadas.