A arquiteta Rita Gomes foi distinguida com o Prémio Europeu de Energia Sustentável 2024, na categoria de “Mulheres na Energia”. Uma distinção pelo trabalho desenvolvido pela start-up Seenergy, que criou e que é pioneira na utilização de soluções de energias renováveis integradas em peças de mobiliário.
Os Prémios Europeus de Energia Sustentável 2024, na categoria de Mulheres na Energia, distinguem mulheres que lideram projetos e atividades inovadoras que, quando replicadas, podem ajudar a promover a transição para a utilização de fontes de energias mais sustentáveis na Europa.
A iniciativa da Comissão Europeia dá especial atenção ao contributo feminino de forma a impulsionar a integração, em termos de género, e apoiar a igualdade de oportunidades no setor da energia.
A start-up Seenergy trabalho no desenvolvimento de uma gama de mobiliário, económico e ecológico, com capacidade para fazer o aproveitamento e o armazenamento da energia solar.
A Seenergy utiliza células solares sensibilizadas por corantes que imitam o processo de fotossíntese nas plantas, convertendo a luz em eletricidade. Ao contrário dos painéis solares comuns, as células solares podem ser utilizadas em ambientes fechados, dado que não precisam de luz solar direta. Uma vez recolhida, a energia é armazenada numa bateria que é integrada nas peças de mobiliário, podendo depois ser utilizada para carregar dispositivos ou acender luzes através de uma tomada USB.
“A nossa missão passa por criar soluções inovadoras em que possamos aplicar, à escala mundial, as vantagens desta tecnologia solar integrada no mobiliário, contribuindo assim para um futuro mais sustentável e ambientalmente mais responsável”, referiu Rita Gomes, citada em comunicado da Comissão Europeia.
O projeto de Rita Gomes ficou em primeiro lugar numa votação pública online. A arquiteta recebeu o galardão durante a cerimónia de entrega dos prémios da Semana Europeia da Energia Sustentável, que teve lugar no dia 11 de junho, em Bruxelas.
Na mesma categoria foram também finalistas Françoise Réfabert da França, e Karolina Attspodina da Alemanha. Françoise Réfabert desenvolveu uma visão inovadora na área do financiamento acessível para renovações ao nível da energia doméstica, e Karolina Attspodina apresentou um projeto para trazer a energia solar para as varandas dos espaços habitacionais, através de kits de bricolage.