A Worten e o Rock in Rio-Lisboa estabeleceram uma parceria na área do gaming. Assim, a Worten Game Ring vai ser a arena de gaming do Rock in Rio-Lisboa 2018, tornando-se a primeira arena de gaming a integrar um evento da natureza do Rock in Rio-Lisboa, em Portugal.
O Worten Game Ring é um conteúdo inovador que, durante os meses que antecedem o festival, vive no universo digital e, em junho, ganha forma em espaços físicos na Cidade do Rock.
Mário Pereira, administrador da Worten, referiu: “Vamos dotar o Rock in Rio-Lisboa com os conteúdos e os desafios que temos online, desde setembro do ano passado, na plataforma wortengamering.pt, que conta com a inscrição de dezenas de milhares de gamers”.
O responsável pela Worten acrescentou: “Com a nossa presença no Rock in Rio-Lisboa, conseguimos estar ainda mais próximos de uma comunidade que é cada vez mais nossa. Worten Game Ring é uma marca muito recente, mas já de referência na área do gaming e estamos, por isso, muito satisfeitos por podermos apresentar os melhores conteúdos dessa área no maior festival de entretenimento em Portugal.”
Por sua vez Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio, referiu: “Em setembro de 2017, o Rock in Rio elevou a experiência a um outro patamar, trazendo para dentro do evento novas indústrias, como o gaming, indo ao encontro daquilo que o nosso público gosta de fazer nos seus momentos de lazer”.
Gaming no Rock in Rio-Lisboa
O gaming é uma das maiores indústrias de entretenimento do mundo, e Roberta Medina indicou: “Das 700 mil pessoas que passaram pela Cidade do Rock no Rio de Janeiro, 350 mil frequentaram as arenas de gaming do recinto! Temos a certeza de que a parceria com a Worten, no Rock in Rio-Lisboa, vai tornar a experiência do público ainda mais completa e que o Rock in Rio vai trazer para a indústria de gaming em Portugal um público mais amplo”.
O Rock in Rio-Lisboa decorre dia 23 e 24 de junho e dia 29 e 30 de junho, no Parque da Bela Vista, mas o Worten Game Ring começa hoje, dia 7 de março, a dinamizar os gamers portugueses. “Conquista o Rock in Rio” é o desafio que a Worten lança aos gamers portugueses, ao longo dos dias que antecedem o festival, e vai ser composto por vários challenges que vão culminar na arena de jogos da Cidade do Rock.
Na plataforma Worten Game Ring Arena, com capacidade para mais de 200 gamers, vão realizar-se finais de torneios, demos, atuações de youtubers e outras performances relacionadas com o gaming.
Os gamers portugueses vão ser desafiados, através da plataforma, a participarem em diversas provas: desde desafios lançados por youtubers, nos mundos físico e virtual, a competições nos melhores jogos da atualidade, com exemplos: CS:GO, FIFA, LoL, etc., com várias categorias de “Prize Money”.
Jogar muito e bem permite acumular rings, uma “moeda” exclusiva da plataforma. Os rings podem ser trocados por vários produtos, desde acessórios e computadores de gaming, até uma edição limitada de bilhetes para a 8.ª edição do Rock in Rio-Lisboa, e os melhores vão jogar as finais dos torneios no Worten Game Ring Arena, no festival.
A Worten criou outros desafios através da plataforma wortengamering.pt e nos canais próprios dos youtubers que são uma referência para este target (exemplos: Windoh e RicFazeres). Ao longo dos quatro meses que antecedem o festival, serão lançados vários desafios sempre na lógica de: “Joga em wortengamering.pt, ganha rings e troca-os por produtos que temos na store do site”.
As inscrições para Worten Game Ring Cup CS:GO, que vai ter lugar no Worten Game Ring Arena da Cidade do Rock, já estão abertas e o prize money é de 5000 euros.
Gaming uma industria de grandes dimensões
Em Portugal, o mercado de gaming tem um valor estimado de 220 milhões de euros, sendo expectável um crescimento anual de 8%, nos próximos anos, indicou a Worten, e dados da ISFE – Interactive Software Federation of Europe, mostram que 40% dos portugueses joga videojogos, em que perto de 30% o faz regularmente nos seus tempos livres. Destes jogadores, 37% têm entre 20 e 24 anos, e 23% tem entre 45 e 54 anos de idade, uma percentagem significativa e surpreendente. Por isso, é fácil deduzir que o gaming pode ser uma ponte entre gerações de pais e filhos.
A dimensão e o peso atingido do gaming leva a que em 2022, nos Jogos Asiáticos, uma espécie de Jogos Olímpicos, mas exclusivo do continente asiático, os gamers vão ter direito a pódio e a medalhas.
Como indicado pela Forbes, os eSports estão a agregar mais espectadores em direto do que, por exemplo, o evento do Superbowl e dá um exemplo: a final do Campeonato Mundial Extreme Masters da Intel, que se realizou na Polónia, em 2017, contou com a presença de 173 mil pessoas; mais 100 mil do que no Superbowl, nesse mesmo ano.
Mário Pereira considera que “o gaming está a gerar uma mudança social significativa, tanto na forma como as famílias se relacionam, como na forma como estamos a ser estimulados a cumprir determinados objetivos em diferentes contextos.”
A importância do gaming para a Worten
Para o administrador da Worten a empresa tem sido uma acérrima apologista da gamification enquanto ferramenta de envolvimento das pessoas, em prol de uma maior produtividade organizacional, através da aplicação de princípios do design de jogos em contextos de não-jogo.
O responsável da Worten deu como exemplo a prática da empresa no recurso aos videojogos para preparar as “equipas de vendas”, que já são totalmente gamificadas, tendo, a iniciativa sido premiada como ‘Best Digital Workplace’ no Portugal Digital Awards de 2017.”
Para uma maior democratização do acesso aos jogos e a outros devices de gaming, a worten, premeia com rings quem comprar produtos de gaming na loja online Worten.pt, para os poder trocar na store da plataforma Worten Game Ring.
Mário Pereira concluiu: “Prevemos investir mais de 1 milhão de euros em gaming, ao longo deste ano”. O investimento abrange não só o Rock in Rio-Lisboa, mas também “toda a gestão inerente à plataforma Worten Game Ring, aos torneios promovidos online e offline e outros eventos que surjam e onde a presença da marca seja pertinente”.