Aquisição da Ansys pela Synopsys dependente de alienação prévia de alguns produtos pelas empresas

Aquisição da Ansys pela Synopsys dependente de alienação prévia de alguns produtos pelas empresas
Aquisição da Ansys pela Synopsys dependente de alienação prévia de alguns produtos pelas empresas. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo do Regulamento de Fusões da União Europeia, a proposta de aquisição da Ansys, Inc. (‘Ansys’) pela Synopsys, Inc. (‘Synopsys’). A aprovação está condicionada ao cumprimento integral dos compromissos assumidos pelas empresas.

A investigação da Comissão Europeia

A Comissão Europeia indicou que investigou o impacto da transação nos mercados globais de fornecimento de software ótico, software de fotónica e ferramentas de software de automatização de design eletrónico utilizadas para o design de chips, em que as atividades da Synopsys e da Ansys se sobrepõem real ou potencialmente.

Foi também avaliada pela Comissão Europeia a capacidade potencial e o incentivo da entidade resultante da fusão para oferecer pacotes ou dificultar a interoperabilidade em diferentes ferramentas de software de automatização de design eletrónico, ou ferramentas de software de automatização de design eletrónico e soluções de propriedade intelectual de semicondutores para projetos de sistemas em chips, em que a Synopsys lidera o mercado.

A investigação da Comissão Europeia veio demonstrar que, embora as atividades das empresas sejam largamente complementares, a transação, como inicialmente proposta, teria reduzido a concorrência nos mercados globais de fornecimento de software ótico que simula o comportamento da luz em sistemas de grande dimensão à macroescala (por exemplo, ecrã ou farol do automóvel), software fotónico que simula o comportamento da luz em sistemas óticos mais pequenos à escala nano (por exemplo, câmara digital ou painel solar) e software de análise de consumo de energia ao nível da transferência de registo, que é uma ferramenta de software de automatização de design eletrónico utilizada na fase inicial do processo de design do chip para verificar o seu consumo de energia.

A Comissão Europeia, em face da investigação, concluiu que a transação tal como proposta, teria resultado em elevadas quotas de mercado combinadas, bem como em elevados níveis de concentração nos mercados dos produtos de que são fornecedoras. A Comissão Europeia concluiu ainda que, após a fusão, não haveria concorrentes alternativos suficientes para exercer pressão concorrencial suficiente sobre a entidade resultante da fusão. A transação, tal como notificada, teria levado a preços mais elevados e a menos opções para os clientes.

Soluções propostas

Para abordar as preocupações concorrenciais da Comissão Europeia, as partes ofereceram-se para alienar a um comprador adequado toda a sobreposição em termos das respetivas atividades das partes da fusão nos mercados onde a Comissão Europeia identificou preocupações concorrenciais significativas, nomeadamente:

Software de ótica e fotónica da Synopsys, incluindo Code V, LightTools, LucidShape, RSoft e ImSym.

Software de análise do consumo de energia ao nível da transferência de registo da Ansys, PowerArtist.

Os compromissos assumidos abordam plenamente as preocupações com a concorrência, e garantem que haverá concorrência e escolha suficientes nos mercados globais para o fornecimento de software de análise do consumo de energia ao nível da transferência de registos, fotónica e ótica.

A Comissão Europeia aprovará um comprador desde que adequado para os negócios alienados, num procedimento próprio. A Synopsys só pode implementar a aquisição da Ansys após a aprovação pela Comissão Europeia da empresa que ficará com o designado produtos de software.

Após o feedback positivo recebido durante o teste de mercado, a Comissão Europeia concluiu que a transação, tal como modificada pelos compromissos, não suscitaria mais preocupações em matéria de concorrência.

Assim, a decisão com a fusão das duas empresas está condicionada ao cumprimento integral dos compromissos assumidos. Sob a supervisão da Comissão Europeia, um administrador independente acompanhará a sua execução.

Empresas e produtos

A Synopsys, com sede nos EUA, oferece principalmente software, serviços e hardware de automatização de design eletrónico utilizados para conceber dispositivos semicondutores, como chips. Além disso, a Synopsys oferece soluções de propriedade intelectual de semicondutores.

A Ansys, sediada nos EUA, oferece principalmente software e serviços de simulação e análise multifísica para simular e analisar o comportamento de um produto, processo e/ou sistema através de modelos digitais. Algumas destas ferramentas são ferramentas de automatização de design eletrónico, utilizadas exclusivamente pelos designers de chips nos seus fluxos de trabalho de design de chips.