António Maio iniciou de forma muito positiva a sua participação a 41ª edição do Rali Dakar, a décima que se disputa na América do Sul sendo o 5º mais rápido entre os estreantes na prova das motos – os Rookies – e com um 40º tempo na etapa inaugural do Rali Dakar 2019 que hoje se disputou entre a capital Peruana Lima e Pisco.
O Capitão da GNR, que é também tetracampeão nacional de todo-o-terreno gastou 1h15m36s para percorrer o setor seletivo de 84km que teve a particularidade de arrancar com ordem numérica invertida e que embora tenha sido o mais curto deste Rally Dakar, foi bastante intenso e exigente.
À chegada ao bivouac o piloto da Yamaha Fino Motor Racing, inscrito com o número 75, revelou que “o dia correu muito bem. Foi uma jornada cumprida com calma, com percurso muito interessante”, e acrescentou: “Não cometi erros e também não tive quaisquer percalços, o que foi muito positivo. A mota também está impecável. Vamos somente fazer uma breve revisão para arrancar para a segunda etapa nas melhores condições possíveis”.
Amanhã a caravana segue em direção a sul, deixa Pisco para rumar em direção a San Juan de Marcona em uma jornada que passará pelas mesmas dunas onde na última edição muitos favoritos foram forçados a abandonar a competição. A especial terá 554 km, num total de 342 km cronometrados, num dia em que serão os carros a abrir pista e em que a navegação será bastante exigente.
António Maio ocupou hoje a posição 41 da classificação geral entre as motos.