António Costa recebeu os votos dos membros do Conselho Europeu que o elegeram para vir a suceder ao atual Presidente do Conselho, Charles Michel.
Na rede social X, António Costa, escreveu: “É com um enorme sentido de missão que assumirei a responsabilidade de ser o próximo Presidente do Conselho Europeu”.
António Costa agradece aos membros do Conselho Europeu, ao Partido dos Socialistas Europeus, bem como ao Governo português pelo apoio na nomeação.
“Como Presidente do Conselho Europeu, a partir de 1 de dezembro, estarei totalmente empenhado em promover a unidade entre os 27 Estados-Membros e focado em implementar a Agenda Estratégica, que o Conselho Europeu aprovou e que orientará a União Europeia nos próximos cinco anos.
António Costa também mostra agrado com a decisão do Conselho Europeu de propor Ursula von der Leyen para Presidente da Comissão Europeia e de nomear Kaja Kallas, da Estónia, como Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, indicando que pretende “trabalhar em estreita colaboração com elas, num espírito de cooperação leal entre as instituições europeias.”
“Gostaria de agradecer a Charles Michel pela sua enorme dedicação à União Europa e desejo-lhe o melhor para o seu restante mandato como Presidente do Conselho Europeu”, concluiu António Costa.