O Clube dos Pensadores de Joaquim Jorge recebe o internacional treinador de futebol, André Villas-Boas. Não é a primeira vez que o Clube dos Pensadores recebe personalidades ligadas ao desporto e em especial ligadas ao futebol.
É sabido que o tema futebol apaixona os portugueses, como se mostram os debates no Clube dos Pensadores com Herminio Loureiro, então presidente da Liga, Vítor Baía, guarda-redes do FC do Porto, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Ricardo Costa, defesa do FC do Porto, Drulovic, avançado do FC do Porto, e Reinaldo Teles, administrador do FC do Porto.
André Villas-Boas foi convidado por Joaquim Jorge, em 2014, para uma ida ao Clube dos Pensadores, mas o convite de carreira profissional que recebeu, na data, do Zenit São Petersburgo inviabilizou o encontro com Joaquim Jorge.
Dadas as muitas manifestações de interesse na presença de André Villas-Boas no Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge renovou o convite, ao qual André Villas-Boas acedeu, para um encontro no dia 8 de maio, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia.
André Villas-Boas já esteve “na cadeira de sonho” no FC do Porto, como treinador, em 2010-2011, época em que teve o mérito de ganhar tudo que havia para ganhar – campeonato nacional, Taça de Portugal, Supertaça e Liga Europa -, uma época considerada por muitos como a melhor da década do FC do Porto.
O treinador conta no seu curriculum com experiências variadas no futebol internacional, tendo treinado com êxitos clubes como Chelsea, Tottenham, FC Zenit São Petersburgo, Shanghai SIPG e Olympique de Marselha. Possuidor de uma personalidade eclética, André Villas-Boas é um profissional do mundo do futebol, mas também um amante de desportos motorizados, filantropo, escritor nas horas livres e possui um gosto pelo conhecimento, estando, atualmente, numa formação de pós-graduação em Gestão Executiva na Columbia Business School, nos EUA.
Oriundo de uma família ligada à fundação do FC do Porto, André Villas-Boas é um indefetível portista, sócio há mais de 40 anos, e onde trabalhou em todos os escalões de formação do clube, e além de um ávido adepto é colecionista de memorabilia do FC do Porto.
André Villas-Boas é conhecido como discreto, culto e inteligente. Um profissional que pensa o futebol e a sua evolução.
Joaquim Jorge lembra a admiração que tem por André Villas-Boas, e os tempos em que no inicio de carreira foi treinador do seu filho, nas camadas jovens do FC do Porto.
É este profissional de futebol e sobretudo este treinador experiente que irá levar ao clube dos pensadores um debate e esclarecimentos sobre um mundo que apaixona multidões em todo o mundo.