A 31ª edição das Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática de 2016, em que participaram cerca de uma centena de alunos oriundos de 20 países da américa latina e da península ibérica, decorreu na Universidade Católica do Norte, em Antofagasta, no Chile, entre 23 de setembro e 1 de outubro.
Os alunos participantes portugueses conquistaram 4 medalhas. Duas medalhas de prata foram conquistadas pelos alunos Alberto Pacheco, do Colégio Paulo VI, de Gondomar, e por Matilde Silva, aluna do Colégio Rainha Santa Isabel, de Coimbra.
Os alunos Gonçalo Paredes, da Escola Secundária Avelar Brotero, de Coimbra, e Manuel Cabral, do Colégio Valsassina, de Lisboa, conquistaram medalhas de bronze.
Para o aluno Alberto Pacheco, esta é já a segunda vez que conquista uma medalha numa Olimpíada Ibero-Americana de Matemática, a outra foi em 2015.
O Ministro da Educação já felicitou os alunos pelo sucesso alcançado, bem como a Sociedade Portuguesa de Matemática, na qualidade de entidade responsável pela preparação e organização da participação portuguesa. O Ministro endossou também felicitações aos professores envolvidos, pelo trabalho e dedicação, que vem possibilitando “que, ano após ano, as conquistas nacionais se venham repetindo e multiplicando”.
Os alunos portugueses têm vindo a participar nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática desde 1990, e até agora, já conquistaram 6 medalhas de ouro, 16 medalhas de prata e 36 de bronze.
Os alunos e professores que participaram nas Olimpíadas no Chile devem chegar no próximo domingo, dia 2 de outubro, pelas 7h35, ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.