Em Alcântara, na zona ribeirinha de Lisboa, está em construção um dos projetos mais relevantes do segmento de escritórios, o ALLO: Alcântara Lisbon Offices. Uma envolvente única, frente ao rio Tejo e com um conceito tecnológico inovador, orientado para as mais recentes tendências do mercado de trabalho, o futuro espaço pretende promover a criatividade, a colaboração, o crescimento pessoal e profissional e, sobretudo dar prioridade ao bem-estar das pessoas.
Com a conclusão prevista para o final do ano 2022 e um investimento total de 125 milhões de euros, o projeto de escritórios ALLO está pensado para oferecer a melhor experiência de trabalhar em Lisboa, beneficiando de uma envolvente vibrante e movimentada que alia modernidade e história, permitindo o contacto com o lifestyle mais trendy Lisboeta.
O ambiente onde se insere o ALLO contribui para promover uma journey de experiências variadas e impactantes para os seus utilizadores, que, neste espaço, encontram as condições ideais para alcançarem um maior equilíbrio entre as suas vidas pessoais e profissionais.
Um empreendimento que se dirige a empresas que procuram o reconhecimento capaz de lhes assegurar um espaço com uma oferta flexível, tecnológica e sustentável, que respeita diferentes comportamentos e abordagens. Com a proximidade ao rio e ao Lx Factory a fomentar de forma ímpar o work life balance e o consequente aumento da produtividade, fatores cada vez mais relevantes para as empresas que competem na atração e retenção de talento.
A definição do posicionamento e implementação do conceito disruptivo do local de trabalho – hoje, muito mais que um ativo imobiliário – resulta do trabalho de consultoria estratégica realizado pela CBRE através de uma equipa multidisciplinar com know how em conceção de produto, posicionamento estratégico, marketing e leasing.
O nome ALLO surge, não apenas como uma designação, mas também como marca, que incorpora o conceito subjacente ao projeto, de criação de uma rede de pessoas que colaboram entre si contribuindo para o sucesso da comunidade em que se inserem, de forma a criar uma maior afinidade junto de empresas e pessoas, bem como uma cultura, sentido de pertença e de comunidade.
Para além de refletir esta clara vertente humana, o ALLO é um projeto fortemente orientado para o bem-estar das pessoas e para a sustentabilidade ambiental, tendo sido definido como objetivo a obtenção das certificações WELL Gold, que reconhece e promove a relação entre o edifício e os seus ocupantes, nomeadamente o impacto do ambiente contruído na saúde e bem-estar humano, e LEED Gold, que define edifícios altamente sustentáveis, que promovem a eficiência energética e o desempenho ambiental, contribuindo para reduzir a pegada carbónica. Adicionalmente e como forma de medir a flexibilidade, robustez e segurança da conectividade tecnológica, garantindo que os edifícios têm a infraestrutura digital em que as empresas atuais confiam e as empresas de amanhã procuram, o ALLO será certificado com o nível WIREDSCORE Gold.
O ALLO apresenta características únicas, nomeadamente ao nível da flexibilidade e eficiência dos espaços (disponibilizando áreas em open-space com mais de 2.600 m2 por piso), ao nível da oferta de infraestruturas comuns, incluindo um restaurante com esplanada na praça central, um rooftop de uso exclusivo de cada edifício, uma sala multiusos (paracocktails, reuniões, yoga, etc.), balneários, parking com carregadores elétricos e com lugares para viaturas ‘light mobility’ (bicicletas e trotinetes), bem como ao nível das amenities disponibilizadas aos utilizadores dos edifícios, destacando-se os serviços de concierge e uma app interativa que pretende fomentar a ligação entre e com os utilizadores.
Com assinatura do atelier Saraiva Associados, o projeto ALLO integra uma área bruta de construção acima do solo de cerca de 39.000m2, dividida por dois edifícios de escritórios de características semelhantes, cada um com 7 pisos acima do solo, a que irá corresponder uma ABL de cerca de 34.000 m2. Cada um dos edifícios contabiliza ainda 4 pisos em cave, totalizando no seu conjunto 681 lugares de estacionamento. Os dois edifícios comunicam entre si ao nível do piso térreo através de uma praça central onde as zonas verdes predominam e que pretende ser uma centralidade que promove a interação entre os utilizadores e fomenta o sentido de comunidade.
André Gomes de Sousa, Executive Partner na Bedrock Capital Partners assinala: “Procurámos criar um espaço com o qual as pessoas se identifiquem, onde o bem-estar, a tecnologia, a sustentabilidade e a flexibilidade associada às zonas projetadas fazem com que as empresas e os seus utilizadores se sintam em perfeita harmonia. Queremos que este projeto espelhe as novas tendências de trabalho do pós-pandemia, o estilo de vida das pessoas que nele se movimentam, pela sua forte componente humana e de proximidade, mas também pelas características de inspiração, conectividade e criatividade, que pretendem elevar a realização profissional de cada um. Num contexto crescente de modelos híbridos de trabalho, queremos criar uma experiência de trabalho que atraia as pessoas para o escritório.”
A comercialização do empreendimento está a cargo das consultoras imobiliárias CBRE e JLL.