Um novo estudo publicado hoje, 21 de março, no American Journal of Gastroenterology, de um grupo de especialistas chineses de tratamento médico de Wuhan para COVID-19, ALERTA que sintomas digestivos, incluindo diarreia, são comuns em pacientes com COVID-19.
Quase metade dos pacientes com COVID-19, abrangidos pelo estudo realizado na província de Hubei, na China, apresentou sintomas digestivos, como diarreia e anorexia (falta de apetite), tendo sido essa a principal queixa dos pacientes.
O estudo também revela que os pacientes com sintomas digestivos tiveram um intervalo mais longo entre o início dos sintomas e o internamento hospitalar do que os pacientes que apresentaram apenas sintomas respiratórios e que eram menos propensos à recuperação e a receber alta hospitalar do que os que não apresentaram sintomas digestivos.
Os autores do estudo recomendam que “o índice de suspeita talvez precise ser aumentado e ser mais precoce em pacientes de risco que apresentem sintomas digestivos, em vez de esperar que surjam sintomas respiratórios”.