A União Europeia acorda com Reino Unido e Noruega a possibilidade de pesca para 2024. O acordo com o Reino Unido abrange mais de 85 totais admissíveis de capturas no Atlântico Nordeste. Com este acordo é assegurada a possibilidades de pesca de quase 388.000 toneladas para a frota da União Europeia, com um valor estimado de cerca de 1.000 milhões de euros para os seus pescadores.
O acordo contribuirá para a gestão sustentável das unidades populacionais geridas conjuntamente pelas partes e proporcionará estabilidade e previsibilidade às respetivas frotas e operadores.
A União Europeia também chegou a um acordo tripartido com a Noruega e o Reino Unido e a acordos bilaterais com a Noruega sobre oportunidades de pesca e acesso às águas para 2024.
Os três acordos bilaterais entre a União Europeia e a Noruega dizem respeito à troca de quotas, ao acesso mútuo à pesca nas águas de cada um e à fixação de quotas no Skagerrak e no Kattegat.
O acordo prevê que a União Europeia receba 9.983 toneladas de bacalhau do Ártico em 2024, e a transferência de 48.000 toneladas de verdinho para a Noruega.
A União Europeia poderá capturar até 15.107 toneladas de arenque atlanto-escandinavo nas águas norueguesas, e a Noruega poderá pescar 150.000 toneladas de verdinho, nas águas da União Europeia.
A União Europeia e a Noruega decidiram implementar medidas para reduzir a mortalidade por pesca do arenque do Báltico Ocidental, que se mistura com o arenque do Mar do Norte no Skagerrak e no leste do Mar do Norte. Essas medidas incluem a restrição das capturas no Skagerrak.
Entre a União Europeia e a Noruega também foi assinado um cordo de vizinhança que abrange a pesca sueca nas águas norueguesas do Mar do Norte.