A União Europeia (UE) congratula-se com o anúncio de um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Líbano e elogia os esforços de mediação pela França e pelos Estados Unidos que levaram ao acordo, declarou o Alto Representante, Josep Borrell.
“Esta é uma conquista significativa, a que a UE e os seus Estados-Membros têm apelado repetidamente ao longo deste ano” declarou o Alto Representante.
Com o acordo aceite e o cessar-fogo a decorrer é agora crucial que tudo decorra como acordado, para garantir a segurança das pessoas tanto no Líbano como em Israel, e para permitir que as pessoas deslocadas quer no Líbano como em Israel regressem às suas casas.
“A soberania do Líbano e de Israel deve ser plenamente respeitada e todos os ataques transfronteiriços devem parar. A UE apela a todas as partes interessadas regionais e internacionais para que se empenhem ativamente no apoio ao cessar-fogo, para que este se torne um contributo permanente para a paz e a estabilidade regionais”, declarou Josep Borrell.
A UE e os Estados-Membros podem ativar diversos instrumentos de apoio ao Líbano, incluindo o Mecanismo Europeu para a Paz, para apoiar as Forças Armadas Libanesas e a UNIFIL, para que a Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas possa ser eficazmente implementada.
Para a União Europeia os líderes políticos libaneses têm uma oportunidade e a imensa responsabilidade de pôr rapidamente de lado as suas diferenças e encontrar uma saída para o prolongado impasse político e económico, para que todos os libaneses partilhem o mesmo futuro nacional como parte de um destino libanês comum, pacífico e próspero.
Assim, Josep Borrell conclui afirmando que o Líbano “têm agora de avançar com a rápida eleição de um Presidente, após dois anos de vacatura, para começar a reconstruir um Estado Libanês forte e soberano.”