O Santuário de Fátima celebra a abertura do Ano Jubilar de 2025, domingo, 29 de dezembro. Uma celebração que será presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas.
Em Roma a seguir à noite de Natal, 26 de dezembro, o Papa Francisco abriu a Porta Santa, dando lugar ao Ano Jubilar de 2025 que com o tema “Peregrinos de Esperança” marcará a vida e as dinâmicas celebrativas em todo o mundo católico,
No Santuário de Fátima é dado cumprimento ao desafio do Papa Francisco de que, em 2025, “os Santuários sejam lugares sagrados de acolhimento e espaços privilegiados para gerar esperança”.
As celebrações no domingo terão início com a recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, às 10h00, e a proclamação do Ano Santo, com a leitura de excertos da Bula que convoca para este Jubileu.
Ao momento de oração, na Capelinha das Aparições, seguir-se-á a procissão para a Basílica da Santíssima Trindade, onde será celebrada missa que inaugurará o Ano Santo na Cova da Iria. A celebração terminará com uma oração jubilar de consagração a Nossa Senhora.
Além do pórtico festivo colocado do topo do Recinto de Oração, a vivência do Jubileu irá expressar-se, diariamente, no final de cada celebração, com a consagração jubilar a Nossa Senhora.
O caráter festivo deste período será ainda assinalado com a publicação de uma catequese mural, nos painéis das alamedas do Recinto de Oração. Ao longo do ano, também o itinerário do peregrino, no Santuário e em Aljustrel e Valinhos, será proposto com conteúdo de caráter jubilar.
As principais peregrinações que anualmente se realizam a Fátima serão igualmente concretizadas com propostas específicas de vivência jubilar, em harmonia com a programação oficial do Jubileu de 2025, em Roma.
O Santuário de Fátima indicou que para as peregrinações nacionais e diocesanas serão também oferecidas algumas propostas aos organizadores para um programa ajustado a este tempo.Jub