A Ensemble – Sociedade de Actores apresenta “Aberto 24 Horas” de Jacinto Lucas Pires, nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2022, na Casa das Artes de Famalicão. O espetáculo é apresentado em seguida no espaço Pérola Negra no Porto, de 15 de junho a 2 de julho.
“Horácio pede moedas para a jukebox e depois tenta enganar a máquina para ficar com elas. É ele o narrador da história, mas estão sempre a interrompê-lo. É assim a vida, e o bar Aberto 24 Horas — um lugar de noite contínua — é mais ou menos o mundo inteiro.
A dona do bar serve ao balcão e tem interesses nas duas margens sexuais. O senhor “divorciado” é casadíssimo, rico e cumpridor. O galã do snooker é inseguro como uma rapariguinha tímida. Já o musculado das cervejas é um economista, revolucionário, a quem a noiva deu com os pés. Quando a mulher-bomba aparece, o pequeno mundo daquele lugar começa a tremer, a tremer.
Haverá confusões amorosas e assim, haverá o drama do dinheiro e a luta de classes, haverá fantasmas e visões de tipo espiritual. Uma história atravessada de canções e gestos estranhamente inocentes — como a nossa.
Os noticiários enchem-se todos os dias de catástrofes e intrigas, mas talvez o essencial da vida aconteça de noite, no escuro, em segredo. Em lugares como o deste mundo: “Aberto 24 Horas.”
“Aberto 24 Horas” conta com encenação e cenografia de Jorge Pinto. A interpretação é de Daniel Silva, Pedro Mendonça, Tiago Araújo, Pedro Galiza e Joana Africano
O elenco integra em figuração específica uma turma da ACE Famalicão, no âmbito da sua formação em contexto de trabalho.
Programação
9, 10, 11 junho – Casa das Artes de Famalicão, às 21h30
15 junho até 2 julho (de segunda a sábado) – Pérola Negra às 19h00
Bilhetes
Bilhetes disponíveis em: Casa das Artes de Famalicão – www.bol.pt | Balcão Casa das Artes | 252 371 297; Pérola Negra – reservas@ensembledeactores.com | Balcão Pérola Negra
Ficha técnica
“Aberto 24 Horas” é uma coprodução: Ensemble – Sociedade de Actores / Casa das Artes de Famalicão.
Autor: Jacinto Lucas Pires
Encenação e Cenografia: Jorge Pinto
Música e Desenho de Som: Ricardo Pinto
Figurinos: Cátia Barros
Desenho de Luz: Francisco Campos
Interpretação: Daniel Silva, Pedro Mendonça, Tiago Araújo, Pedro Galiza e Joana Africano