A próxima Lua cheia na noite de quarta-feira, 30 de agosto de 2023, será uma Superlua, ou “Lua Azul”, a segunda Lua cheia de agosto, a primeira foi no dia 1 de agosto, conhecida por Superlua do Esturjão. A definição mais antiga de “Lua Azul” remontará aos anos 1500, é o nome da terceira Lua cheia numa estação que tem quatro Luas. Por esta definição, a Lua cheia em agosto de 2024 será a “Lua Azul” e a última Lua cheia do verão.
A Superlua Azul atingirá o seu pico cerca das 2h30 da manhã de 31 de agosto, mas começa a ser visível logo ao pôr-do-sol do dia 30 de agosto, e poderá ser vista até ao nascer do sol do dia 31 de agosto. Uma Superlua Azul que deverá repetir-se em janeiro e março de 2037.
A Lua devido à intensidade da luz irá ser vista de qualquer lugar mas se pretender ter uma boa visão deste fenómeno deverá estar num local em que a iluminação na terra não interfira, de preferência afastado das iluminações de uma cidade.
É conhecido que a Lua faz uma órbita elíptica ao redor da Terra. Em cada mês, a Lua passa pelo ponto mais próximo da Terra (perigeu) e pelo ponto mais distante da Terra (apogeu). Quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra aparece maior e mais brilhante, é Lua cheia, uma “superlua”.