Combinando a melodia dos instrumentos tradicionais chineses, canto, dança, acrobacias e artes marciais, a Ópera Chinesa marca ainda pela caracterização única das suas personagens e pela riqueza do seu repertório, elementos que são analisados durante as visitas orientadas que o Museu do Oriente organiza até Junho.
A primeira visita guiada decorre no dia 14 de abril e é dedicada aos “Quatro tipos de personagens”. Durante a visita às galerias expositivas, são dados a conhecer o Sheng (papel masculino), Dan (papel feminino), Jing (papel masculino com a cara pintada) e Chou (papel de palhaço masculino), exemplos de como os figurinos, as pinturas faciais e a caracterização dos atores, são importantes elementos para o reconhecimento do perfil das personagens.
Ocupando todo o Piso 2 do Museu do Oriente, a exposição “A Ópera Chinesa” oferece uma visão abrangente deste género performativo, em toda a sua diversidade e exuberância, através de 280 peças, como trajes, perucas, toucados, modelos de maquilhagem, marionetas, gravuras, pinturas e instrumentos musicais, bem como fotografias e vídeos.
Este ciclo de visitas orientadas prossegue a 12 de maio, com o tema “A Ópera Chinesa e a Revolução Cultural”, 9 de junho – “Dicionário de Cores” – e 23 de junho – “Caracterização: maquilhagem, adereços e figurinos”.
Visitas orientadas: “A Ópera de Pequim”
Dia 14 de abril – “Os quatro tipos de personagens”
Horário: 16h00-18h00
Público-alvo: M/16 anos
Preço: 5 €
Participantes: mín. 5, máx. 25
Mediante marcação
Dia12 de maio – “A Ópera Chinesa e a Revolução Cultural”
Dia 9 de junho – “Dicionário de cores”
Dia 23 de junho – “Caracterização: maquilhagem, adereços e figurinos”