A moto superdesportiva apresentada pela primeira vez em 2009 passa a estar agora disponível numa nova edição com motor e chassi avançados, aerodinâmica otimizada com winglets, com uma nova traseira e novos sistemas de assistência, e com um motor avançado de 4 cilindros que estabelece uma nova referência em termos de desempenho, torque e dirigibilidade.
Como referiu Wolfgang Wallner, gestor de projetos S 1000 RR, “com um motor mais potente, suspensão e chassis avançados, os novos sistemas de assistência Brake Slide Assist e DTC Slide Control, bem como aerodinâmica otimizada com winglets e uma traseira redesenhada, conseguimos elevar o desempenho do RR a um novo nível”.
A nova RR apresenta um motor de 4 cilindros em linha baseado na unidade de potência do atual S 1000 RR. A potência de pico agora é de 154 kW a 13.750 rpm, 2 kW a mais que o modelo anterior. O torque máximo de 113 Nm é gerado a 11.000 rpm. Apesar de um aumento na potência máxima, a faixa de rotação útil do motor do novo RR é agora significativamente mais ampla e completa. A rotação máxima do motor é de 14.600 rpm.
Dynamic Traction Control (DTC) com nova função Slide Control usando sensor de ângulo de direção.
O novo recurso do DTC é a função Slide Control. Ele permite que o piloto selecione dois ângulos de deriva predefinidos para o sistema de controlo de tração ao acelerar fora das curvas. Tecnicamente, isso é conseguido usando um sensor de ângulo de direção. Até o respetivo ângulo de inclinação, o sistema de controlo de tração permite a derrapagem da roda traseira ao acelerar fora de uma curva, permitindo assim a derrapagem da roda traseira. Quando o valor do ângulo de direção predefinido é alcançado, o controle de tração intervém, reduz o deslizamento e estabiliza a motocicleta.
Avançado “Flex Frame” e chassi e geometria de suspensão recém-definidos.
O coração do chassi da nova RR ainda é a estrutura da ponte de alumínio, que é uma construção soldada de quatro elementos fundidos por gravidade e integra o motor, que é inclinado para frente em 32 graus como antes, como elemento de suporte. Com o objetivo de otimizar a flexibilidade lateralmente, o quadro principal do novo RR recebeu várias aberturas nas áreas laterais. O foco também estava em aumentar ainda mais a precisão de pilotagem ao desenvolver o novo chassi do RR. O ângulo da cabeça de direção foi achatado em 0,5° e o deslocamento dos grampos triplos reduzido em 3 mm. A nova geometria do chassi é acompanhada não apenas por uma precisão de pilotagem ainda melhor, mas também por maior precisão e feedback mais claro da roda dianteira.
ABS Pro com as novas funções de configuração Brake Slide Assist e ABS Pro “Slick”.
A nova função Brake Slide Assist é uma inovação importante e muito útil para os pilotos de pista. Como na nova função DTC Slide Control, este novo sistema também é baseado em sensores de ângulo de direção e permite que o piloto defina um ângulo de desvio específico para os chamados desvios de frenagem enquanto desliza nas curvas a uma velocidade mantida.
Winglets, seções dianteiras e traseiras redesenhadas e esquemas de cores atraentes para ainda mais desempenho e desportividade.
Assim, como na M RR, os winglets na nova RR agora garantem o melhor contato possível da roda dianteira com a estrada – especialmente ao acelerar. Eles geram downforce aerodinâmico e, portanto, carga adicional nas rodas. As vantagens são que a tendência da moto de fazer um wheelie é reduzida, você pode quebrar mais tarde e a estabilidade nas curvas é aumentada.
No que diz respeito ao design, a nova edição da RR beneficia de uma secção dianteira redesenhada, incluindo aletas, uma secção traseira nova, mais leve e desportiva e os três novos esquemas de cores Blackstorm metálico, Style Passion em Racingred não metálico e as cores racing. Lightwhite não metálico/BMW M orientado.
Os destaques da nova BMW S 1000 RR:
- Maior potência e torque: 154 kW (210 cv) a 13.750 rpm e 113 Nm a 11.000 rpm.
- Relação de transmissão secundária mais curta para maior tração na roda traseira.
- Avançado “Flex Frame” com mais flexibilidade.
- Geometria do chassi com novos valores para ângulo da cabeça de direção, offset, caster e distância entre eixos.
- Kit de chassis M de série com ponto de articulação do braço oscilante ajustável e extremidade traseira elevada.
- Controle Dinâmico de Tração DTC com nova função Slide Control para derrapagens enquanto acelera usando o sensor de ângulo de direção.
- ABS Pro com nova função Brake Slide Assist usando sensor de ângulo de direção para desvios de frenagem ao se aproximar de curvas.
- Configuração ABS Pro “Slick”
- Aerodinâmica otimizada com nova seção dianteira, winglets, pára-brisa alto e separação do grampo triplo inferior.
- Bateria leve M como padrão.
- Porta de carregamento USB na parte traseira.
- Secção traseira redesenhada e suporte de matrícula mais curto.
- Chicote de fiação otimizado para remover o suporte da placa.
- Tampa da embraiagem e gerador na cor preta.
- Montagem da roda traseira mais fácil devido a buchas de eixo à prova de perda e pastilhas de freio chanfradas e placa de ancoragem do freio.
- Adaptador de rato GPS M como parte da gama de acessórios originais BMW Motorrad.
- Novo suporte GoPro como parte da linha de acessórios originais BMW Motorrad.