
O tradicional encontro do setor agrícola, em Beja, está agendado para 30 de abril a 4 de maio de 2025. A 41ª edição da Ovibeja vai explorar o tema das novas tecnologias e da Inteligência Artificial ligadas à Agricultura.
O evento, organizado pela Associação de Agricultores do Sul (ACOS), que terá como grande tema “+ Agricultura, + Futuro” vai ser apresentado em colóquios, na exposição principal e em demonstrações de maquinaria e equipamentos agrícolas. Um tema que os vários os espaços vão refletir nas suas abordagens realizadas ao longo dos dias da feira.
Em torno das novas tecnologias e da Inteligência Artificial ligadas ao setor agrícola e pecuário vão participar especialistas nacionais e estrangeiros. Entre os colóquios irá decorrer no dia 3 de maio um dedicado ao azeite.
No final do colóquio do azeite está agendada a entrega de prémios aos vencedores do 14º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. Para a seleção dos vencedores um painel internacional de provadores intervém na seleção dos melhores azeites do mundo, de entre as cerca de 100 amostras rececionadas.
Como referido pela ACOS “a exposição central sobre a temática “+ Agricultura, + Futuro” reflete a importância da agricultura como um motor de desenvolvimento sustentável frente aos desafios globais, dos quais são destacadas as alterações climáticas, a preservação ambiental face à necessidade de adaptar a produção alimentar para uma população mundial crescente, a escassez de recursos e, no contexto nacional, problemáticas como o envelhecimento da população, a desertificação humana, o isolamento territorial e o êxodo rural das novas gerações. Vai integrar a “Árvore dos Sonhos” que apela à participação dos visitantes sobre o seu olhar ou soluções propostas acerca desta questão.”
Consta da estrutura do evento que no Pavilhão da Inovação e Tecnologia vão ser realizadas debates sobre o tema principal do evento e demonstrações de maquinaria e equipamentos agrícolas no recinto do Campo da Feira. Com um programa dinâmico e inovador, este Pavilhão acolhe a reflexão sobre temas cruciais para o futuro da agricultura e da pecuária, focando-se na adoção de novas tecnologias para aumentar a eficiência e sustentabilidade dos processos produtivos.
O Pavilhão, referiu a ACOS, estará também associado a uma série de demonstrações práticas, permitindo aos visitantes conhecer e experimentar equipamentos e soluções tecnológicas de ponta. Inclui três campos de demonstração onde serão apresentados vários equipamentos trazidos por parceiros e expositores: Maquinaria agrícola de última geração, Moto 4 com acessórios agrícolas, Pulverizadores e drones para otimização da produção.
A próxima edição de 2025 da Ovibeja “conjuga com inovação e arrojo, as componentes profissional e pessoal, o passeio de famílias e o encontro de amigos, a par de conferências, negócios, visitas políticas, empresariais e diplomáticas. Revela e articula o melhor do campo e da cidade.”