Um laboratório de desenvolvimentos e testes em 5G, o 5GAIner – 5G + IA Networks Reliability Center, foi criado em Aveiro. Uma parceria entre a tecnológica Huawei, a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações. A cerimónia de inauguração foi presidida por Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A Huawei indica que esta parceria mostra o comprometimento da empresa com a inovação em Portugal e no contexto da forte ligação com o universo académico do País. Para a tecnológica este laboratório irá potenciar a transição digital, um passo determinante para a economia portuguesa.
Dados de um estudo divulgado pela Deloitte e referidos em comunicado pela Huawei, “17 mil milhões de euros do crescimento económico em Portugal, até 2035, vão dever-se às inovações introduzidas pela rede 5G”.
Dados também divulgados pela consultora PWC referem uma previsão “igualmente de benefícios desta tecnologia a nível mundial, com um impacto de 1,08 biliões de dólares no PIB, já em 2030”.
A infraestrutura agora inaugurada na Universidade de Aveiro é dedicada ao desenvolvimento do 5G e da Inteligência Artificial (IA), e está a ser implementada no seguimento do protocolo assinado em 2020 entre as três instituições.
O objetivo do novo laboratório é, através da parceria com a academia, apoiar a indústria na criação de soluções fiáveis para diferentes setores que permitam assegurar uma transição bem-sucedida para a sociedade digital em Portugal. Uma colaboração que permitirá à comunidade portuguesa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) testar novos conceitos e avaliar a criação de produtos que possam ser explorados para atividades de inovação e desenvolvimento da indústria.
Manuel Heitor referiu que a nova infraestrutura “é de interesse estratégico para Portugal beneficiar do Know-how da Universidade de Aveiro e do IT para a criação de um campus experimental na área das telecomunicações”, e que a “iniciativa da Huawei assume-se como um projeto relevante para gerações futuras”.
O Ministro reconheceu que o papel da Huawei nesta aposta tecnológica “vai posicionar Portugal a nível global”.
Tony Li, CEO da Huawei Portugal, referiu que em face da experiência global da empresa em tecnologia de quinta geração e o know-how das duas instituições do sistema científico-tecnológico da região “é fundamental trabalharmos em conjunto para desenvolver novos modelos no ecossistema digital”.
“Este investimento da Huawei em Portugal, não só cria um hub de competências na região, como reforça a vontade da empresa em contribuir para a inovação e transição digital do país, explorando todo o potencial de tecnologias como as redes de quinta geração ou a Inteligência Artificial”, concluiu o CEO da Huawei Portugal.
“A transição digital exige a exploração e experimentação contínua de novas soluções para os diferentes sectores, idealmente em colaborações que envolvam a indústria, a academia e a sociedade”, referiu Paulo Jorge Ferreira, Reitor Universidade de Aveiro.
“A parceria em curso vai beneficiar a comunidade e fomentar a criação de valor acrescentado e competitividade das empresas, através da criação de conhecimento científico, partilha de novas experiências e da conceção de modelos de negócio inovadores”, indicou José Carlos Pedro, Presidente do Instituto Telecomunicações.
O 5GAIner integra um vasto leque de stakeholders. O objetivo é ir ao encontro das principais necessidades do mercado, e para além de todo o equipamento doado, a Huawei está a financiar o arranque do projeto.
Em face do âmbito e impacto internacional das atividades de várias indústrias do ecossistema da quinta geração, este investimento da Huawei em Aveiro irá permitir estar conceitos em diferentes mercados verticais, avaliar a sua fiabilidade e possibilitar a pesquisa em estruturas de rede 5G, com vista a facilitar a experimentação de novas soluções baseadas nesta tecnologia.
O 5GAIner tem a sua base no Instituto de Telecomunicações, mas o seu raio de ação abrange também o Porto de Aveiro e algumas fábricas instaladas na localidade, como por exemplo, o caso da Bosch Termotecnologia, S.A. (Bosch TT), onde decorrem já diversos testes, nomeadamente nos sistemas de produção flexíveis e no controlo de localização.
Para liderar, como Lab Director, o 5GAIner, as três entidades parceiras nomearam Rui Luís Aguiar, investigador, docente da Universidade de Aveiro e coordenador nacional de Redes e Serviços do Instituto de Telecomunicações.
O 5GAIner irá estar à disposição da comunidade académica e científica nacional, bem como do ecossistema de empreendedorismo e inovação, prevendo-se que seja possibilitado o acesso a esta infraestrutura de I&D por parte de stakeholders internacionais.