A Gendarmerie Francesa e o Corpo Carabinieri Italiano, com o apoio da Europol e da Eurojust, em 15 de setembro, prenderam 46 pessoas, sendo 33 na França e 13 na Itália, pelo envolvimento no tráfico de drogas em grande escala e lavagem de dinheiro.
A operação envolveu mais de 550 polícias na França (em torno de Paris e Provença-Alpes-Côte d’Azur) e em Itália (em Ligúria). Durante as buscas domiciliares, os polícias apreenderam armas, grande quantidade de dinheiro, documentos falsificados, drogas, veículos e diversos bens de operações de lavagem de dinheiro.
A investigação também descobriu a transferência de armas, algumas delas militares. Os suspeitos ligados à ‘Ndrangheta foram considerados como tendo um papel ativo no tráfico de cocaína e cannabis entre a Côte d’Azur na França e Ligúria na Itália, com cadeias de abastecimento da Bélgica, Espanha e Holanda.
A Europol apoiou a investigação facilitando a troca de informações e prestando apoio analítico e coordenação operacional. Durante o dia da operação, a Europol criou uma sala de coordenação e forneceu apoio analítico para cruzar informações em tempo real e, assim, fornecer pistas aos polícias no terreno.
A operação também foi apoiada pelo projeto ISF ONNET da UE (Fundos de Segurança Interna), liderado pela Direção Antimáfia Italiana (DIA, Direzione Investigativa Antimafia), que fornece apoio financeiro e operacional para combater todos os tipos de grupos de crime organizado.