Estudo elaborado, a nível global, pela PwC, indica que as empresas esperam que a ‘Indústria 4.0’ se traduza em benefícios significativos em custos, eficiência e lucros, e estimam que dentro de dois anos tenham mais de metade do retorno do investimento. No entanto, as empresas apresentam como o seu maior desafio o acesso a especialistas em Tecnologias de Informação e em segurança de dados.
As empresas, em todo o mundo, de todos os setores, começam a trabalhar com a ‘Indústria 4.0’, ou seja, a integrar, a um elevado nível, os processos digitais, e consideram que esta digitalização irá “aumentar em média de 33% para 72%, nos próximos 5 anos”.
As empresas estão a “digitalizar funções essenciais dentro da sua cadeia interna vertical de valor”, bem como ao “longo da cadeia de abastecimento com os seus parceiros”. Além disso, estão a aumentar a sua carteira de produtos com funcionalidades digitais e a introduzir serviços inovadores baseados em dados, indica o estudo.
De acordo com a PwC, as empresas “querem investir anualmente cerca de 5% das suas receitas digitais na digitalização”. Com base nos setores da indústria analisados, “5% da receita digital corresponde a um investimento total de 907 mil milhões de dólares”.
Os investimentos irão ser principalmente “em tecnologias digitais, como sensores ou dispositivos de conetividade, e em software e aplicações, bem como, na formação e na condução das mudanças organizacionais exigidas”. As empresas estimam, por ano “uma redução média de custos de 3,6% e receitas adicionais, de 2,9%, em média”.
O estudo global da PwC, ‘Indústria 4.0: Construindo a empresa digital’, envolveu mais de 2.000 empresas de nove setores da indústria, em 26 países, e concluiu que “mais de metade das empresas, ou seja, 55% assume que vai amortizar os investimentos dentro de dois anos. O que corresponde, em termos absolutos, a 421 mil milhões de dólares em redução de custos e aumento de receitas, em simultâneo, de 493 mil milhões de dólares”.
“As empresas esperam que a digitalização possa trazer enormes benefícios e por isso estão a investir grandes valores. O estudo mostra que essa transição está a ocorrer em todos os países analisados”, referiu Reinhard Geissbauer, Chefe da ‘Indústria 4.0’, citado pela PwC.
“Mesmo que apenas metade das expectativas associadas à ‘Indústria 4.0’ sejam cumpridas, esta vai mudar fundamentalmente o ambiente competitivo nos próximos cinco anos”. E ainda “mais de 80% das empresas esperam que a análise de dados tenha, no prazo de cinco anos, uma influência significativa sobre os seus processos de tomada de decisão”.
As empresas analisadas no estudo constatam haver “falta interna de cultura digital, visão e formação, bem como falta de especialistas. Por exemplo, quase 40% das empresas analisadas não têm departamentos dedicados à análise de dados”. Para Reinhard Geissbauer, “o uso de peritos individuais na recolha e avaliação de dados não é suficiente para implementar, com sucesso, as estratégias da ‘Indústria 4,0’ ”.
A PwC indica que as empresas em todo o mundo estão a avançar com ‘Indústria 4.0’, e que grupos empresariais no Japão e na Alemanha estão a utilizar a digitalização, sobretudo para aumentar a sua eficiência e a qualidade dos produtos.
“Nos Estados Unidos, as empresas estão a desenvolver novos modelos de negócios fornecendo produtos e serviços digitais o mais rápido possível. Na China as empresas de manufatura estão a concentrar-se na redução dos custos para melhor fazer frente a concorrentes internacionais”, conclui o estudo da PwC.