Com a chegada deste par de satélites ao porto espacial europeu na Guiana Francesa, começa a campanha de lançamento do Galileo de 2016, indicou a ESA.
O 13º e 14º satélite Galileo deixaram o centro técnico da ESA, em Noordwijk, na Holanda, dentro de um contentor protegido com ar-condicionado. Por estrada foram levados para o Aeroporto de Luxemburgo onde foram colocados a bordo de um avião de carga Boeing 747, com destino ao aeroporto Cayenne–Félix Eboué, na Guiana Francesa.
Por estrada os satélites foram transportados até ao Centro Espacial da Guiana, onde depois de retirados dos contentores foram colocados numa sala ‘limpa’ do edifício de preparação do Centro S1A, da ESA.
Os satélites serão colocados e orbita pelo foguetão Soyuz. Mas os 4 satélites que a ESA tem programado colocar em orbita no outono deste ano já irão a bordo de um lançador Ariane 5 adaptado pela primeira vez para o transporte destes satélites.
O sistema de navegação global por satélite Galileo da União Europeia é constituído por 30 satélites e respetiva infraestrutura terrestre.
Com o sistema Galileo a Europa assumirá independência no domínio da navegação global por satélite, e passará a dispor de um sistema com grande capacidade para o surgimento de novos sofisticados e inovadores serviços em diferentes áreas como seja a navegação autónoma aérea, terrestre ou marítima.