O MINI Cooper SE totalmente elétrico e a nova tecnologia de baterias que amplia a capacidade elétrica do híbrido plug-in MINI Cooper SE Countryman ALL4 em 30% são apresentados em Frankfurt. O MINI apresenta-se aos visitantes do salão automóvel internacional da IAA Cars 2019, em Frankfurt, focado na mobilidade elétrica.
O novo MINI Cooper SE apresenta um consumo de combustível combinado: 0,0 l / 100 km; consumo de energia elétrica combinado: 16,8 a 14,8 kWh / 100 km; emissões de CO2 combinadas: 0 g / km. O modelo anuncia o início de uma nova era na mobilidade puramente elétrica, em que os motoristas poderão desfrutar de um automóvel urbano virtualmente silencioso, com zero emissões.
O MINI Cooper SE Countryman ALL4 também é apresentado em Frankfurt, agora com um consumo de combustível combinado: 2,1 – 1,9 l / 100 km; consumo de energia elétrica combinado: 13,9 – 13,5 kWh / 100 km; emissões de CO2 combinadas: 47 – 43 g / km, oferecendo maior potência para condução elétrica. A versão mais recente do modelo híbrido plug-in, que estreia pela primeira vez em Frankfurt, usa a mais recente tecnologia de baterias, permitindo atingir um alcance elétrico até 57 quilómetros.
O novo MINI Cooper SE
O novo MINI Cooper SE é o primeiro carro compacto premium com um sistema de acionamento puramente elétrico, proporcionando uma experiência de condução urbana sustentável. Baseia-se no MINI Hatch de 3 portas com motor convencional, cujo design foi enriquecido com alguns detalhes específicos do modelo.
O motor elétrico de 135 kW / 184 CV que aciona as rodas dianteiras da maneira típica do MINI confere ao carro uma aceleração impressionante. O novo MINI Cooper SE atinge de 0 a 60 km / h em apenas 3,9 segundos e leva apenas 7,3 segundos para a velocidade de 100 km / h.
A energia necessária para impulsionar o carro, com tanta vivacidade, é proveniente de uma bateria de íons de lítio de última geração, permitindo um alcance de 235 a 270 quilómetros. O ajuste da suspensão e um centro de gravidade extremamente baixo (resultante do posicionamento da bateria no veículo) conferem ao novo MINI Cooper SE uma notável agilidade de manuseio e dinâmica nas curvas. A localização da bateria permite garantir o mesmo espaço para ocupantes e bagagem que num MINI Hatch de 3 portas com um motor de combustão.
O primeiro modelo totalmente elétrico da marca será construído no Reino Unido na Unidade da MINI em Oxford, com produção prevista para novembro de 2019. A tecnologia de acionamento foi projetada nos centros do grupo BMW em mobilidade elétrica em Dingolfing e Landshut.
O equipamento standard para o novo MINI Cooper SE inclui faróis LED, um conjunto de instrumentos digitais, um travão de estacionamento elétrico, ar condicionado automático de duas zonas, um sistema de aquecimento com tecnologia de bomba de calor, funções auxiliares de aquecimento e ar condicionado estacionário, além de navegação conectada.
O novo modelo também vai ser oferecido com inúmeros sistemas de assistência ao condutor e quatro conjuntos de equipamentos, no lançamento, permitindo que seja adaptado precisamente às necessidades individuais.
Novo MINI Cooper S Countryman ALL4
O MINI Cooper S Countryman ALL4 definiu um papel pioneiro na atual linha de produtos da marca premium britânica, fornecendo uma primeira amostra do automobilismo com zero emissões. Agora, o híbrido de plug-in compacto premium torna-se ainda mais atraente com a mais recente tecnologia de bateria do grupo BMW.
As dimensões da bateria permanecem inalteradas, mas aumentou a capacidade bruta de energia de 7,7 para 10,0 kWh, ampliando, assim, o alcance elétrico de todo o setor em cerca de 30% para um no máximo 55 a 57 quilómetros.
A bateria está posicionada sob a unidade do assento traseiro para economizar espaço, sendo que a bateria de íon de lítio pode ser totalmente recarregada em cerca de cinco horas a partir de uma tomada doméstica ou em cerca de 3h15 quando conectada a posto de carregamento eletrico.
O sistema híbrido do novo MINI Cooper S Countryman ALL4 compreende um motor a gasolina de três cilindros e um motor elétrico, gerando uma produção combinada de 165 kW / 224 Cv. Um sistema de tração integral específico para híbridos canaliza energia para as rodas dianteiras e traseiras, conforme exigido pela situação.
O novo MINI Cooper S Countryman ALL4 alcança de 0 a 100 km / h em 6,8 segundos, e a eficiência do híbrido plug-in também colhe os benefícios dos mais recentes avanços na tecnologia de baterias. O consumo médio de combustível e as emissões de CO2 do novo MINI Cooper S Countryman ALL4 caíram cerca de 20%, para 2,1 a 1,9 litros por 100 quilómetros e 47 a 43 gramas por quilómetro, respetivamente.
O novo MINI Cooper S Countryman ALL4 atende aos critérios de emissões de CO2, dependendo do equipamento instalado, para a redução de imposto sobre carros na Alemanha, conforme estipulado pela legislação de mobilidade elétrica do país.