Mudar de um veículo ligeiro para uma Navara é um exercício à primeira vista … estranho. Tudo é maior, (muito) mais alto! Interiorizar essa mudança é o primeiro passo para o ensaio da Nissan Navara.
Depois somos compelidos a contemplar exteriormente a estética da viatura. À imponência podemos adicionar uma estética cativante com linhas direitas, sóbrias e elegantes. A transição entre a cabine dos passageiros e a zona de carga faz-se sem sobressaltos e na traseira encontramos um ligeiro defletor na tampa. Podemos afirmar que são detalhes mas é nesses detalhes que as marcas hoje ganham público e notoriedade. Nesta versão N- Guard são vários, desde manípulos de porta pretos, capa de retrovisores exteriores pretos, para-choques de estribo traseiro preto, estribo lateral preto, gráficos laterais exclusivos da Nissan, jantes em liga leve de 18“ monoton pretas, entre outros.
As primeiras perceções são estranhas, muito provavelmente pelo enraizamento de uma cultura onde estas viaturas eram veículos de trabalho puro. Hoje, as pickups como a Navara contemplam todas as mordomias de uma “viatura normal”, desde os sistemas de segurança, sensores, câmaras, bancos em pele (segundo refere a marca “bancos de gravidade zero inspirados na engenharia aeroespacial, favorecem a correta posição do corpo e melhoram a circulação sanguínea” e que mais à frente testamos), mas também itens como conforto, qualidade de vida a bordo e comportamento.
Tudo isto num chassis autoportante com longarinas fechadas e com um sistema de suspensão traseira multilink, único, segundo a marca, no segmento europeu das pick-ups que proporciona “um comportamento dinâmico e uma condução mais ágil, sem comprometer a capacidade de carga.”
Depois de subir para o interior, este não se diferencia de uma qualquer viatura ligeira. A qualidade de construção é evidente, os bancos são confortáveis, a ergonomia está num bom patamar, assim como a usabilidade e acesso aos vários comandos, a posição de condução é boa, o trinómio – pedais – volante – banco é correto.
E o ensaio começa e começamos a assimilar as maiores dimensões e a perceber que se conduz exatamente como os restantes veículos. A circulação em cidade faz-se do mesmo, o conforto é uma agradável surpresa, o comportamento satisfaz muito bem. Tem também a vantagem da despreocupação de fugirmos dos buracos na estrada pois não afeta minimamente a Navara, nem sequer as lombas da estrada. Os restantes automobilistas, fruto do tamanho imponente da Navara cedem-nos também mais facilmente passagem.
Parte do ensaio conteve uma viagem entre Lisboa – Tomar – Lisboa com autoestrada, estradas nacionais e municipais. Afirmar que a viagem em autoestrada é muito mais confortável e menos fatigante é válido para a Navara como o é para todas as viaturas. Mas aí não se testa a verdadeira condição da Navara. Dizer somente que mesmo num veículo desta dimensão o comportamento foi muito eficaz e competente, o ruído do motor e da aerodinâmica é muito similar ao de qualquer outra viatura. Em estrada nacional e municipal é onde podemos também compreender melhor a eficácia do modelo e deu para entender que o comportamento é digno de registo, mesmo em curvas onde a transição de massa é grande e a Navara reagiu sempre bem. A Navara possui o motor 2.3 litros com 160Cv e uma bem escalonada caixa de 6 velocidades cuja otimização para um ótimo consumo de combustível e emissões reduzidas foi implementado com rigor e isso sente-se quando necessitamos de recorrer mais vezes à caixa de velocidades.
Em estrada de terra a Navara encontra parte do seu “mundo” e a facilidade/conforto com que enfrentou alguns caminhos na lezíria ribatejana comprovam o bom trabalho dos engenheiros nipónicos numa solução de compromisso entre comportamento/conforto e eficácia. 400kms depois o dia ficou concluído e podemos mencionar que o cansaço não existia (afinal os bancos são mesmo bons e comprovamos o trabalho da marca), o que reforça o comprometimento da marca com a criação de um modelo que satisfaz vários públicos.
A Navara N-Guard está disponível desde 26.700€ até aos 33.200€ da versão de ensaio, incluindo além do equipamento mencionado, teto de abrir, full-LED, sistema de navegação, câmara de visão exterior de 360º (Não inclui IVA, despesas administrativas e de transporte.)