A FIAT encontrou no novo 500 uma imagem que transpôs (e bem) toda a história da marca, o revivalismo, e sobretudo uma herança de bem construir e desenhar automóveis. Ciente desse legado, com o novo 500, a marca conseguiu catapultar o mais pequeno da família 500 para níveis importantes de vendas, e sobretudo de reconhecimento, notoriedade e posicionamento da FIAT.
É hoje indiscutível que o atual 500 compete, no mesmo segmento, com modelos de outras marcas onde o apelo ao primeiro 500 é por demais evidente. E, tornou-se por isso natural para a FIAT, aproveitar esse legado e criar variações do mesmo 500 para segmentos diferentes. E é aqui que o 500X surge. Um SUV criado à imagem do 500 para desfrutar a cidade, sem esquecer a sua vertente mais radical e aventurar-se por caminhos e trilhos mais ousados.
Munido dos mesmos argumentos da família 500, onde se destacam naturalmente o maior comprimento, largura e altura, face ao 500, as óticas dianteiras arredondadas em Full LED e grupo ótico traseiro em LED, zonas posterior do para-choques e embaladeiras em cinza escuro, barras no tejadilho e um estilo que combina elegância com sobriedade, no melhor estilo italiano, ou como a FIAT refere “Este é o formato do novo 500X – como sempre, ousado”
No interior, a FIAT manteve a linha da família 500 e apresenta um tablier e painel de instrumentos com um ambiente jovem – com a predominância de elementos em plástico da cor da carroçaria exterior, a preocupação da ergonomia e usabilidade, com a eliminação de alguns botões que transitam para o ecrã multifunções (com Uconnect Link: Apple Carplay e Android Auto) e outros para o volante em pele (com boa pega e tamanho) com comandos à frente do volante e na zona posterior (Autorrádio).
O espaço interior é de bom nível para 5 passageiros, com destaque para a envolvência dos bancos da frente com apoio lateral e lombar (elétrico). Com uma bagageira capaz de “engolir” a de alguns familiares, importa perceber como “casa” o 500 X, com o chassis e o novo motor a gasolina Firefly
Na cidade, o 500X, fruto da sua maior altura, permite-nos olhar o trânsito de um modo claramente mais elevado e o motor de 1000 cm3 enfrenta com desenvoltura as ruas, não evidenciando em algum momento as antigas vibrações dos motores 3 cilindros, nem tão pouco, a baixa cilindrada do bloco com 120CV, o que demonstra o bom trabalho da casa italiana, conjugado com a caixa de velocidades bem escalonada.
De notar o conforto do conjunto nalguns pisos mais degradados da cidade. Em estrada nada a apontar ao conjunto. Na Base Aérea da OTA, realizámos um ensaio mais detalhado, onde pudemos testar, com segurança e mais em detalhe, as várias situações que, em ambiente real nos surgem, como uma rotunda, mudanças bruscas de direção, manutenção do veículo na faixa de rodagem em curvas encadeadas, teste do alce. A resposta do 500X foi a expectável para um modelo deste segmento onde demonstrou o bom trabalho da marca italiana, seja ao nível do chassis, das suspensões e na previsibilidade das suas reações.
Disponível em várias cores e em dois visuais distintos, Urban Look e Cross Look (veículo ensaiado) com um valor de 24.357€ e que fruto de uma campanha promocional de 3.000€ não incluído.
O veículo ensaiado possuía entre o vasto equipamento, volante desportivo em pele com comandos multifunções, Aviso de transposição de faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito Cruise Control e limitador de velocidade, câmara de estacionamento traseira e Sensores de estacionamento traseiros, Hill Holder, faróis de nevoeiro com função cornering, ar condicionado automático com garantia e contrato de manutenção intervalo de manutenção de 5 anos de garantia e manutenção incluída.
Um agradecimento à Força Aérea Portuguesa pela cedência e facilidades concedidas para utilização da pista da Base Aérea da Ota.