A francesa DS Automobiles apresenta uma gama alargada do DS 7 CROSSBACK e torna-se o primeiro construtor automóvel a propor uma tecnologia híbrida a gasolina no segmento dos SUV Premium compactos. O novo DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4×4 vem equipado com três motores: um térmico e dois elétricos, e assim combina o suporte energético da gasolina e da eletricidade.
O motor a gasolina de 200 CV e dois motores elétricos de 109 CV ou 80 kW e uma caixa automática de 8 velocidades eletrificada EAT8. A potência combinada atinge os 300 CV e o binário é de 450 Nm, inteiramente explorado pela tração às 4 rodas.
Quando no modo 100% elétrico, o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4×4 que vem dotado de uma bateria de 13,2 kW/h pode alcançar até 50 km. Uma autonomia que pode ser suficiente para trajetos em cidade, do tipo casa/trabalho, ou em autoestrada a uma velocidade máxima de 135 km/h. A passagem para o modo de combustão é automática logo que a bateria esgote a carga.
O condutor tem à disposição três modos de condução de acordo com as necessidades e gostos:
■ Zero Emissões, modo por defeito em que o arranque é feito em modo elétrico para privilegiar o conforto de condução, o silêncio de operação e a ausência de emissões de CO2 e de poluentes;
■ Sport, um modo que privilegia a potência e o prazer de condução;
■ Híbrido, este modo otimiza automaticamente a performance e os consumos, com emissões de CO2 médias inferiores a 50 g/km;
■ 4WD, um modo de condução que acrescenta motricidade e aderência em trajetos molhados, com areia ou neve.
O DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4×4, que recolhe a experiencia da Formula E, regenera a energia elétrica nas fases de desaceleração e travagem devido à função “BRAKE”, e desta forma prolonga autonomia. Por sua vez a função, denominada “E-SAVE”, permite reservar energia suficiente para os últimos 10 a 20 quilómetros da viagem em modo trajeto uma situação rolar em modo ‘Zero Emissões’.
Um grande ecrã sensível ao toque permite mostrar ao condutor a cartografia do percurso a ser percorrido em 100% elétrico bem como as estações de carregamento.
A bateria do DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4×4 é recarregada em 2 horas numa tomada de 32 A, devido a um carregador de 6,6 KW, ou em 8 horas numa tomada normal de 8 A.
As baterias sob o piso dão ao DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4×4 uma habitabilidade idêntica à da versão térmica e um enorme volume de bagageira.
As jantes de 19” e a nova cor de carroçaria Cristal Pearl dão ao DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4×4 um novo estilo, em conjunto com o “E” no comando da caixa de velocidades, numa referência direta ao concept-car elétrico DS E-TENSE.