A R 18 The Crown vai um grande passo em frente. “É a essência das minhas criações até hoje”, disse Dirk Oehlerking, o especialista a personalizar motos, cuja paixão e criatividade sempre foram para motos individuais e incomuns.
Carroceria autoprojetada em chapa de alumínio e suspensão da roda dianteira com braço oscilante de dupla face com suporte de suspensão central.
Para marcar os 100 anos da BMW Motorrad, ele criou agora a R 18 The Crown, uma grande boxer que tem de tudo. “Comecei com uma nova BMW R18 que depois desmontei. Como sempre, trabalhei com espuma dura e papelão para criar a forma, as linhas e o design. O objetivo era que parecesse poderosa, elegante e rápida, combinado com um visual inovador”, é como Oehlerking descreve sua abordagem de design.
O design tornou necessário adaptar consideravelmente a tecnologia. Uma suspensão da roda dianteira completamente nova teve que ser construída na forma de um braço oscilante de dupla face com suporte de suspensão central.
O tanque de combustível de 8 litros e as partes da carroceria eram feitos de chapa de alumínio de 2 mm de espessura, que era cortada, dobrada e acionada manualmente.
Enquanto o motor e a suspensão traseira são os mesmos do original, os dois coletores de escape de aço inoxidável são totalmente feitos à mão.
Numerosos componentes padrão, como farol, instrumentos, interruptores e sistema de apoio para os pés, foram integrados perfeitamente no conceito espetacular do R 18 The Crown. Os acessórios de embraiagem e freio de mão da Magura, o guarda-lamas traseiro e suportes da Wunderkind e o selim feito de chapa de alumínio de 2 mm de espessura e revestido com couro genuíno são adições harmoniosas.
Como cereja no topo do bolo, Oehlerking deu ao R 18 The Crown um acabamento de pintura Champagne Platinum com madrepérola, complementado pelo emblema da marca BMW adornado com uma pequena coroa.
A apresentação da BMW R 18 The Crown decorre de 7 a 9 de julho de 2023, por ocasião dos 100 anos da BMW Motorrad, como parte do BMW Motorrad Days em Berlim.