Com curadoria de Vanessa Antunes, Vítor Serrão e Fernando António Batista Pereira, o Museu Municipal de Torres Vedras acolhe de 25 de janeiro a 25 de junho a exposição Vir Dolorum: A emoção na Arte da Oficina de Óbidos.
A exposição constitui-se como uma justa celebração de uma obra singular e inigualável – denominada Vir Dolorum -, a única pintura conhecida da Oficina de Óbidos relativa à temática da emoção na dor, a qual é pertença ao Convento do Varatojo.
Todo o resplendor da pintura Vir Dolorum foi recentemente restituído no âmbito do projeto “As cores da terra pelas mãos de Josefa”, levado a cabo pela associação TENTO. No âmbito desse projeto desenvolveu-se o tratamento de restauro dessa obra, bem como um estudo interdisciplinar de técnicas, materiais, contexto histórico-artístico e expositivo, o qual permitiu vislumbrar novas perspetivas acerca da Oficina de Óbidos e da sua atuação no Convento do Varatojo. “Vir Dolorum” revive hoje a plenitude dos seus cambiantes originais, o que traz à luz toda a sua profundidade emocional, decorrente da representação comovente da dor humana num momento de pesar e contemplação.
A exposição “Vir Dolorum: A emoção na Arte da Oficina de Óbidos”, que proporciona uma experiência sensorial que nos prende na profundidade da narrativa visual, mergulha fundo na história, na técnica e no trabalho de recuperação de uma obra única.
A inauguração da exposição está agendada para 25 de janeiro de 2024, pelas 17h30.