Este ano, 79 Museus, Monumentos e Palácios de cerca de 44 concelhos de todo o país, participam no Dia Internacional dos Museus “com centenas atividades muito diversificadas, proporcionando experiências atrativas e fora da oferta habitual”. O público é convidado pela DGPC a “vivenciar os espaços numa perspetiva diferente”, e participar em atividades propositadamente organizadas para esse dia.
No dia 18 de maio todos os Museus, Palácios e Monumentos da Direção-Geral de Património Cultural têm entrada livre. Este ano a DGPC pretende que seja um dia de “sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação e valorização deste universo patrimonial tão vulnerável”, e desta forma “contribuir para minimizar a sua degradação ou até mesmo o seu aniquilamento”.
O Museu Nacional da Música vai organizar diversas atividades, entre as quais concertos de música erudita e popular, atividades para crianças, cinema mudo, e quizz musical. O concerto ‘Um Músico, Um Mecenas’, vai estabelecer um diálogo efetivo entre os visitantes e o museu de forma a colocar em relevo o “papel crucial da comunidade na divulgação da coleção”.
A DGPC, associando-se à ‘Noite Europeia dos Museus’, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, organiza no dia 21 de maio, a designada ‘Noite dos Museus’, em que a partir das 17h,30 os museus, palácios e monumentos estarão abertos com entrada gratuita.