De acordo com o estudo ‘Clarity’ da Consultora PWC, os drones estão a provocar uma disrupção em muitas indústrias, desde a agricultura até à produção de filmes. O Estudo da Consultora abordou as aplicações comerciais da tecnologia drone e concluiu que o emergente mercado global de serviços suportado no uso de drones tem um valor de 112 mil milhões de euros.
A aplicação da tecnologia drone está a permitir que as empresas atuais criem novas áreas de negócio e novos modelos de operar. “Cada indústria tem diversas necessidades, e como consequência requer diferentes tipos de soluções suportadas em drones, e assim drones com diversas funcionalidades”, indica a PWC. Algumas indústrias valorizam a velocidade de voo e a capacidade de carga útil, enquanto outras necessitam de soluções que, de forma rentável, possam proceder a recolha de dados em tempo real ou na entrega de bens.
De acordo com o estudo ‘Clarity’, a indústria com as melhores perspetivas para aplicações de drones é a indústria das infraestruturas, com valor global de mercado de 39,7 mil milhões de euros.
Drones, equipados com câmaras de vídeo e sensores, fornecem às empresas dados mais completos do que seria possível por outros processos, e estão envolvidos no transporte e atividades operacionais de precisão. Um conjunto de tarefas que estão a exercer “uma influência crescente sobre as estratégias de negócio das empresas”.
Soluções suportadas por drones parecem ser “mais adequadas para setores que necessitam de mobilidade e elevada qualidade de dados”, indica a PWC. “Especificamente, as empresas que gerem ativos dispersos em grandes áreas” encontram nas novas soluções suportadas por drones um meio para resolver muitos dos seus problemas”.
A manutenção de infraestruturas e a agricultura podem beneficiar muito com a integração de drones nas atividades diárias. No caso da agricultura, os drones apresentam vantagens na recolha e analise de dados sobre a terra e as culturas, mas também, na pulverização mais exata das plantas. O estudo da PWC aponta para um valor de negócio de serviços de drones na agricultura, na ordem dos 28,5 mil milhões de euros.
Os serviços de segurança e os ligados aos media e ao entretenimento encontram nos drones um recurso que lhes permite garantir outros níveis de qualidade e outros formatos de conteúdos. Um mercado que é estimado, pela PWC, em 8,8 mil milhões de euros, no caso dos serviços de segurança, e 7,7 mil milhões de euros na indústria de media e entretenimento.
Os serviços de transporte podem vir a ser revolucionados com a utilização de drones dado a flexibilidade destes no transporte e na precisão da entrega, sobretudo na designada entrega ‘fim de linha’. O estudo da PWC indica que o volume de negócios dos drones na área dos transportes está calculado em 11,4 mil milhões de euros.
A PWC criou na Polónia o centro ‘Drone Powered Solutions’ dedicado ao uso de tecnologia drone em serviços de dados ligados às atividades de negócio das empresas. O centro já realizou uma série de projetos comerciais para clientes na Polónia, indica a consultora. A escolha da Polónia para a instalação do centro deve-se, indica a PWC, ao facto de ter sido “o primeiro país no mundo a introduzir instituições e um quadro jurídico completo que regulam a utilização comercial de drones”.