A exposição ‘Desta canção que apeteço’, no Museu do Oriente, mostra partituras, livros, fotografias, recortes de imprensa e uma dezena de instrumentos musicais, a par de registos sonoros e um vídeo.
Resultado de um trabalho de investigação de Miguel Gouveia e Cláudia Lopes, a exposição compreende toda a obra discográfica de Zeca Afonso desde a edição, em 1953, do seu primeiro registo fonográfico nos estúdios da Emissora Regional de Coimbra, até 1985, data do seu último disco ‘Galinhas do Mato’.
A inauguração da exposição conta com um concerto com Rui Pato e António Ataíde e os testemunhos inéditos de alguns artistas que gravaram com José Afonso como Levy Baptista, Paulo Alão, José Mário Branco, Michel Delaporte, José Luís Iglésias, Octávio Sérgio, Carlos Zíngaro e Júlio Pereira.
A exposição “apresenta resulta do trabalho possível perante um objeto de estudo revestido de alguma complexidade, que advém do facto de estarmos perante uma obra que atravessa períodos onde o rigor informativo que as editoras colocavam nos seus discos, em particular nos EP, deixa bastante a desejar”, indicam os investigadores.
Os investigadores, envolvidos na pesquisa das obras em exposição, acrescentam que “tentar recuperar esse rigor a tantos anos de distância não foi, de facto, tarefa fácil, exigindo um aturado esforço de investigação e, sobretudo, de comparação de fontes, embora muitas delas atraiçoadas pela memória e pela perpetuação de erros na atribuição de datas e autorias de letras e músicas”.
No entanto, a panorâmica em exposição em “Desta canção que apeteço – obra discográfica de José Afonso 1953//1985” não deixa de se constituir como uma base sólida para o estudo e discussão de uma das obras mais marcantes da música popular mundial”.
Exposição: ‘Desta canção que apeteço – obra discográfica de José Afonso 1953//1985
Inauguração: a 6 de Julho às 18h30
No Museu do Oriente: de 7 de Julho a 24 de Setembro
Horário: terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00
(à sexta-feira o horário prolonga-se até às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18h00)
Preço: 6 €