A segunda edição da NACEX Cup reúne cerca de 750 participantes, entre velejadores profissionais e amadores, e 80 embarcações, no dia 2 de junho, a partir das 19h00, no Tejo. A prova vai contar pela primeira vez com a participação de uma equipa composta exclusivamente por elementos femininos, a equipa de Mafalda Pires de Lima e Carolina João.
Além de Mafalda Pires de Lima, skipper e timoneira, que tem em curso a sua campanha para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na Classe 470, e de Carolina João, que irá tentar o apuramento olímpico em Laser Radial, a equipa feminina conta ainda com a velejadora de Laser Radial, Federica Franchi, com Mafalda Gonçalves, velejadora Classe 420, e com a antiga atleta olímpica Matilde Pinheiro de Melo.
Miguel Graça, responsável pela organização da NACEX Cup, refere, citado em comunicado, que o “evento aposta na diversidade de participantes como forma de promover a modalidade. O facto de termos em estreia uma equipa exclusivamente constituída por elementos femininos contribui para destacar esta diversidade, e desmistificar a ideia de que a vela é um desporto de homens”.
A participação de atletas com aspirações olímpicas na NACEX Cup é de grande importância para a prova, refere Miguel Graça, dado que “começaram a sua campanha olímpica para Tóquio 2020 há três meses e nos brindam agora com a sua participação”.
Malfada Pires de Lima é “uma das maiores esperanças da vela nacional, tendo já vencido vários campeonatos nacionais, e alcançado a segunda classificação no Campeonato Europeu Absoluto Júnior, na Classe Snipe, em 2016, além de já ter representado Portugal em vários Europeus e Campeonatos do Mundo”, indicou o responsável pela NACEX Cup.
A prova NACEX Cup, organizada pela Associação Naval de Lisboa, que celebra 160 anos de existência, tem a duração de 90 minutos, com a largada prevista para as 19h00 na Doca de Belém. O evento termina com um ‘Jantar Marinheiro’, onde serão entregues os prémios e haverá um convívio entre os participantes.
Nesta segunda edição NACEX Cup são 80 as embarcações em competição, um número superior ao da edição anterior que foi de 50. Este aumento de embarcações levou a “um maior investimento” e obrigou a recorrer “à experiência da Associação Naval de Lisboa, o clube naval mais antigo da Península Ibérica”, esclarece Miguel Graça.
A organização indica esperar uma grande adesão de participantes com embarcações de dimensões entre os 36 pés e os 40 pés, e “certamente as maiores vão suscitar maior interesse, além de revelarem o reconhecimento do potencial deste evento como uma referência para a modalidade no panorama nacional”.
As espectativas são que irá ser “um final de tarde excecional em que vamos poder juntar amantes da vela, sejam atletas olímpicos ou amadores, num cenário que terá o pôr-do-sol sobre o Tejo e a cidade de Lisboa como fundo”, descreve Miguel Graça.
A associação e patrocínio da Nacex Portugal à modalidade e a NACEX Sailing Team já vai no terceiro ano, e João Jales, country manager da empresa, refere que o objetivo é “ajudar a promover este desporto no nosso país”, e acrescenta que “a ideia de dar nome a esta prova tem como objetivo contribuir para divulgar a modalidade a nível nacional, captando também mais patrocinadores do tecido empresarial, que queiram emprestar o seu nome a outras equipas”.
A NACEX refere em comunicado que aposta no apoio à modalidade constitui também uma oportunidade de potenciar a visibilidade da marca, pelo que no entender de João Jales, “acaba por haver também aqui uma partilha de valores entre a NACEX e a modalidade”.