A empresa de consultoria OnSrategy acaba de divulgar os resultados do estudo anual ‘Touchpoints Pulse’. O estudo permite identificar e avalia a eficácia e a eficiência de mais de 200 touchpoints em 28 indústrias e sectores de atividade da economia Portuguesa, através da participação “de mais de 40.000 cidadãos representativos da sociedade, em termos de distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.”
Pedro Tavares, Partner e CEO da OnSrategy, refere, citado em comunicado da empresa, que “numa era digital, as pessoas/colaboradores são um ativo cada vez mais relevante para a construção do posicionamento, da reputação e dos resultados das marcas com que trabalham.”
A valorização das pessoas/colaboradores deve ser vista num contexto que Pedro Tavares descreve como sendo um “mundo caracterizado pelo stress do dia-a-dia, pela rapidez com que tudo acontece, pela permanente mudança de hábitos e atitudes, pela competitividade dos recursos financeiros, físicos, intelectuais e humanos, pela instabilidade e incerteza, e pela constante exigência com o sucesso”.
Este mundo, no entender do responsável da OnSrategy levou a que “a relação impessoal” toma-se “conta da rotina diária”, pelo que “as pessoas/colaboradores são cada vez mais valorizados como embaixadores das marcas, na relação com o stakeholder cliente/consumidor.”
O estudo ‘Touchpoints Pulse’parte “da identificação espontânea dos pontos de contacto que as marcas têm com os clientes e consumidores em cada indústria/sector de atividade da economia Portuguesa”, estes pontos de contacto “são posteriormente avaliados qualitativa e quantitativamente”, em três dimensões relacionadas com o posicionamento das marcas, a reputação das marcas e o impacto no comportamento perante as marcas.
Pedro Tavares refere que o estudo permitiu concluir que “apesar de haver várias combinações de touchpoints, sub-touchpoints e resultados diferentes entre as diferentes indústrias/sectores de atividade da economia Portuguesa, em termos médios para as 28 indústrias/sectores consolidados, apenas 3 grandes conceitos têm uma avaliação de excelência de eficácia e eficiência”.