Uma estrutura representando um coração foi hoje inaugurada em Fátima, na Av. D. José Alves Correia da Silva, junto à Basílica da Santíssima Trindade. Um coração em aço pintado a vermelho, com uma cruz e uma árvore, em ambos os lados. Na base da estátua, e num dos lados é feita referência aos ‘100 anos, Centenário das Aparições de Fátima’ e o no outro lado encontra-se ‘francisco, 13 de maio’.
A escultura, da autoria do escultor Fernando Crespo, tem 12 metros de altura e os mesmos de largura. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal e a obra uma oferta do escultor a Fátima. A estátua tem o nome de ‘francisco’, e o escultor referiu que, para o trabalho teve inspiração no Papa Francisco, que no seu entendimento “tem o maior coração do mundo.”
D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, que benzeu a estátua, referiu que “é um coração grande como o mundo”. Um grande coração como o de uma mãe, um coração como os das crianças, e um coração como o do Papa Francisco, acrescentou o bispo.
A escultura apresenta ainda, nas duas faces, uma estátua de um homem suspenso a andar em direção à base da estátua, ou seja, em direção à terra, que referiu o escultor, simboliza o lado efémero da vida.