Resultados do estudo Meaningful Brands Portugal 2017 do Havas Media Group revelam que as marcas Google, Youtube e Olá são consideradas, pelos portugueses, como as mais relevantes. Das 87 marcas analisadas em 2015 e 2017, este ano aumentou o número de marcas relevantes, com 37% contra as 26% de 2015. O estudo indica que no total das 110 marcas analisadas em 2017, 67% poderiam desaparecer sem a maioria das pessoas se importar.
O Meaningful Brands é a métrica de força de marca do Havas Media Group, ou seja, o estudo global que mostra como a nossa qualidade de vida e bem-estar se relacionam com as marcas a nível empresarial. O estudo abrange 1500 marcas e mais de 375 mil pessoas em 33 países. O estudo determina a relevância das marcas junto dos consumidores, bem como o impacto dos benefícios das marcas na qualidade de vida das pessoas.
Os resultados do estudo indicam que as expectativas das pessoas continuam a aumentar em relação às marcas, com 84% das pessoas a considerar que as marcas devem melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Em 2015 o valor era de 80%, e em 2013 situou-se nos 67%. Mas apenas 43% das pessoas indicaram que as marcas estão a cumprir bem este papel.
O estudo indica também que 71% dos portugueses referiu ter preferência, nas compras, por empresas conhecidas, dado considerarem haver um propósito e não apenas os meros lucros. Esta percentagem é uma evolução significativa dado que em 2015 se situou nos 50%.
Internet e Media é setor mais relevante
O estudo analisou dez sectores, e o da Internet e Media é o mais relevante, logo seguido dos setores dos Transportes, Alimentação e Bens de Consumo, os três setores que em 2015 eram os mais relevantes. O setor de Internet e Media ocupava a quarta posição em 2015. Tal como em 2015, o setor menos relevante é o sector Financeiro e de Seguros. Comparando com os resultados globais verifica-se que em Portugal, há uma maior valorização dos setores de Internet e Media e dos Transportes. Os setores de Retalho e Automóvel têm uma avaliação mais baixa em Portugal do que a nível global.
Rui Almeida, Data & Consumer Insights Director Havas Media Group, citado em comunicado, comentou: “As 10 marcas mais relevantes em Portugal são marcas com um histórico já consolidado a desempenhar um papel na vida das pessoas. Todas têm um desempenho acima da média nos três pilares de relevância: funcional, pessoal e coletivo. Ainda assim, neste momento, as marcas são melhor classificadas pelas pessoas como tendo impacto no bem-estar coletivo do que pessoal, residindo aqui o grande desafio para as marcas que se queiram tornar imprescindíveis. É interessante também verificar nestes resultados que, não só os portugueses têm maiores expetativas com relação às marcas, como também a percentagem daqueles que estão dispostos a recompensa-las através da sua preferência é maior.”
Ranking de Marcas e de Sectores
Top 10 das marcas em Portugal | Ranking dos sectores em Portugal | ||
1 | 1 | Internet e Media | |
2 | Youtube | 2 | Transportes |
3 | Olá | 3 | Alimentação |
4 | Colgate | 4 | Bens de Consumo |
5 | Nivea | 5 | Retalho |
6 | Compal | 6 | Bebidas |
7 | Mimosa | 7 | Eletrónica e Telecomunicações |
8 | Nestlé | 8 | Automóvel |
9 | Mercedes | 9 | Energia |
10 | Danone | 10 | Finança e Seguros |
Na edição de 2017 do estudo Meaningful Brand Portugal foram analisadas 110 marcas, de 10 sectores de atividade: Internet e Media, Transportes, Alimentação, Bens de Consumo, Retalho, Bebidas, Eletrónica e Telecomunicações, Automóvel, Energia e Finança e Seguros. A recolha de informação decorreu de Setembro a Novembro de 2016, com base numa amostra de 12.034 entrevistas, representativa da população maior de 18 anos.