A Comissão Europeia divulgou, em 6 de abril, os resultados da última candidatura ao Instrumento PME do Programa Horizonte 2020, indicando que foram selecionadas para financiamento 184 pequenas e médias empresas (PME) de 28 países, entre os quais 3 PME de Portugal.
As 184 PME vão receber um total de 8,9 milhões de euros, cabendo a cada uma das PME portuguesas 50 mil euros.
As 3 PME portuguesas que vão receber o financiamento do Programa europeu de investigação Horizonte 2020, da responsabilidade do Comissário europeu Carlos Moedas, são:
■ Charge2C-NewCap de Benavente, com um projeto inovador na área da mobilidade de transportes e Cidades Inteligentes;
■ MATER DYNAMICS Lda., do Porto com um projeto de tecnologias avançadas de nanotecnologias e tecnologias avançadas de fabrico e transformação;
■ STME, Lda de Porto Salvo com um projeto inovador de sistema energético de baixo carbono e eficiente.
Nesta primeira abertura de candidaturas de 2017 a Comissão Europeia recebeu 2.111 propostas, das quais 184 PME foram selecionadas para financiamento num total de 178 projetos. Existindo projetos que envolvem mais de uma PME.
A maioria dos projetos financiados encontram-se na área das TIC, num total de 36, os sistemas energéticos eficientes e com baixo teor de carbono vêm a seguir, com 31 projetos, e os transportes com 28.
Desde o lançamento do programa, em 1 de janeiro de 2014, foram selecionadas no âmbito da fase 1 do Instrumento PME, 2 208 pequenas e médias empresas, das quais 57 são portuguesas.
O instrumento a favor das PME é executado através de um convite à apresentação de propostas com quatro datas-limite por ano. O financiamento é de 50 mil euros na fase 1 e de até 2,5 milhões de euros na fase 2. A próxima data-limite para a apresentação de candidaturas à fase 1 é 3 de maio de 2017.