Fotografias históricas que Gérald Bloncourt captou sobre a vida dos emigrantes portugueses nos ‘bidonvilles’ dos arredores de Paris, e memórias e testemunhos da viagem a Portugal, na década de 1960, do fotógrafo francês, constituem uma obra concebida pelo historiador Daniel Bastos.
O livro com o título ‘Gérald Bloncourt – O olhar de compromisso com os filhos dos Grandes Descobridores’ é um retrato, e ao mesmo tempo uma reflexão, sobre a emigração portuguesa para França, que assenta também, nas “imagens originais que o fotógrafo francês de origem haitiana realizou durante a sua primeira viagem a Portugal na década de 1960, onde retratou o quotidiano das cidades do Porto, Lisboa e Chaves”.
Para Daniel Bastos, a edição do espólio fotográfico de Gérald Bloncourt constitui “um justo reconhecimento aos protagonistas anónimos da história portuguesa que lutaram aquém e além-fronteiras pelo direito a uma vida melhor e à liberdade”.
O valor realista dos documentos e da descrição é, neste livro, dada pela experiência de Gérald Bloncourt que acompanhou e viveu a “viagem a ‘salto’ com emigrantes lusitanos além Pirenéus, e as das comemorações do 1.º de Maio de 1974, que permanecem como a maior manifestação popular da história portuguesa”.
O livro vai ser apresentado, no dia 24 de março, às 18h30, na Embaixada de Portugal em Bruxelas. A apresentação é feita por Joaquim Pinto da Silva, editor da ‘Orfeu’ e por Maria Beatriz Rocha-Trindade, Professora Catedrática na Universidade Aberta, socióloga das migrações.
O livro é uma edição bilingue em português e francês, com prefácio do pensador e ensaísta Eduardo Lourenço, e na apresentação estará presente o fotógrafo, que nas comemorações oficiais do 10 de junho em Paris recebeu das mãos do Presidente da República a Ordem do Infante D. Henrique.
A sessão de apresentação do livro vai incluir uma prova de Vinho do Porto, um produto emblemático da cultura portuguesa. A prova é promovida pela De Wijn Fontein Bvba – A Fonte do Vinho, empresa portuguesa sediada na Bélgica que se dedica à distribuição de produtos nacionais naquele mercado.