Um ataque terrorista ao Centro Cultural Islâmico de Quebeque, localizado em Ste-Foy, nos subúrbios da cidade de Quebeque, fez seis mortos e oito feridos. O ataque deu-se pelas 19h15 locais de 29 de janeiro, 00h15 do dia 30 de janeiro, em Lisboa, encontrando-se mesquita cerca de 50 pessoas. Entretanto a polícia já prendeu dois suspeitos.
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, fez uma declaração referindo: “É com um sentimento de choque, tristeza e raiva que ouvi que um tiroteio trágico e fatal teve lugar esta noite no Centro Cultural Islâmico de Quebeque”.
As autoridades estão a investigar os detalhes do que aconteceu. Justin Trudeau afirma que “é triste ver tal gesto de violência cometido sem sentido. A diversidade é nossa força e, como canadianos, tolerância religiosa é um valor que nos é caro”.
“Condenamos este ataque terrorista dirigido contra os muçulmanos que estavam num lugar de culto e refúgio”, acrescenta o primeiro-ministro.
“Os muçulmanos canadianos são uma parte importante do nosso tecido nacional, e atos sem sentido como este não têm lugar nas nossas comunidades, nas nossas cidades e no nosso país. As organizações canadianas responsáveis pela aplicação da lei vão proteger os direitos de todos os canadianos e farão tudo para deter os autores deste ato e todos os atos de intolerância”, reforça Justin Trudeau.