A Škoda Auto anuncia que em 2024 teve um forte desempenho de vendas ao atingir os 926.600 veículos vendidos em todo o mundo, o que correspondeu a um aumento anual de 6,9%, apesar de um ambiente de mercado muito dinâmico.
A Alemanha continuou a ser o maior mercado para a Škoda, com a entrega de 187.100 veículos, o que representou um aumento de 29.200 veículos em comparação com 2023. Škoda Auto também indicou aumentos absolutos significativos de vendas na Turquia, com 8.600 veículos, no Reino Unido com 8.400, na Polónia com 7.500 e em Espanha com 6.200 vendidos.
O modelo Octavia atualizado manteve o estatuto de modelo mais vendido da Škoda, com 215.700 unidades entregues em 2024, correspondendo a um aumento de 12,4%, face a 2023.
A empresa indica que apesar do aumento da concorrência e da desaceleração da procura de veículos totalmente elétricos em todo o setor, a série Enyaq atraiu um forte interesse por parte dos clientes. A Škoda continuou a lançar a atualização do seu showroom global em linha com a nova identidade corporativa, transformando, até agora, mais de 230 concessionários.
A entrar em 2025, a marca referiu estar preparada para um crescimento ainda maior com o seu portfólio de novos produtos que abrangem já 12 séries de modelos. Isto inclui o SUV totalmente elétrico e acessível Elroq, o novo e popular Enyaq e o SUV compacto Kylaq, que deverá impulsionar as vendas no mercado indiano.
Vendas aumentam na Europa Ocidental e Oriental com Enyaq
Os resultados da Škoda em 2024 foram impulsionados em grande parte pelo aumento das entregas em toda a Europa, onde a marca confirmou posição como o quarto fabricante automóvel mais vendido. A Alemanha liderou com 187.100 veículos entregues, com um crescimento de 18,5%, representando o maior crescimento absoluto com mais 29.200 veículos vendidos, seguindo-se fortes desempenhos na Turquia com 42.200, mais 25,7%, Reino Unido com 78.700, mais 11,9%, Polónia com 61.400, mais 13,9% e Espanha com 36.300, mais 20,6%.
A Alemanha, a República Checa com 84.500 e o Reino Unido continuam a ser os maiores mercados para a marca.
O modelo Octavia liderou as tabelas de vendas da Škoda como o modelo mais vendido, com 215.700 unidades entregues, mais 12,4%, seguido pelo SUV Kamiq com 126.000, mais 8,2% e pelo Fabia, que obteve o maior crescimento percentual, com mais 24,1% ou 117.100 unidades.
A procura pelo Enyaq totalmente elétrico também se manteve forte, com 79.500 unidades entregues, apesar do aumento da concorrência e da desaceleração mais ampla da indústria na procura de veículos totalmente elétricos.
O modelo garantiu posições de liderança de vendas em vários mercados europeus importantes e foi classificado como o segundo veículo elétrico mais vendido na Alemanha, com mais de 25.000 unidades vendidas.
Novos modelos e reforço no mercado global em 2025
A Škoda perspetiva em 2025 o lançamento em grande escala dos novos modelos. Juntamente com o novo Enyaq, que estreou no início de janeiro de 2025, e a produção do que considera estrategicamente importante SUV compacto totalmente elétrico Elroq deverá ter início em breve.
A mais recente adição ao portefólio elétrico da Škoda oferece uma excelente proposta de relação custo-benefício, com um preço inicial de cerca de 33.000€ em determinados mercados europeus. Para a expansão da Škoda na Índia considera o lançamento do novo SUV compacto Kylaq, desenvolvido e fabricado localmente para o mercado indiano. O Kylaq é o primeiro modelo da Škoda no popular segmento de menos de 4 metros, que representa quase 50% das vendas de automóveis na Índia.
Além disso, a Škoda anunciou que está a preparar-se para iniciar a montagem de veículos na sua fábrica recém-construída no Vietname. A produção inicial irá concentrar-se no Kushaq, seguido pelo Slavia, aproveitando ao máximo as sinergias com a rede de fabrico indiana.
A Škoda indicou que as vendas também estão a ganhar força noutros mercados, como o Cazaquistão, onde a marca vendeu mais de 1.400 veículos em 2024, após a reentrada no mercado.