Escola Superior de Saúde Atlântica e organização de enfermeiros do Canadá formam cerca de uma centena de enfermeiros em Portugal

Escola Superior de Saúde Atlântica e organização de enfermeiros do Canadá formam cerca de uma centena de enfermeiros em Portugal
Escola Superior de Saúde Atlântica e organização de enfermeiros do Canadá formam cerca de uma centena de enfermeiros em Portugal. Foto: DR

A Escola Superior de Saúde Atlântica (ESSATLA) acolhe até 16 de janeiro de 2025, quase uma centena de enfermeiros, numa iniciativa que pretende dar conhecer boas práticas destinadas a otimizar os resultados das entidades de saúde a nível global.

A formação é realizada no âmbito da parceria com a Registered Nurses Association of Ontario (RNAO), Canadá, iniciada em 2016, e concretizada, agora, na integração da ESSATLA na rede Best Practice Spotlight Organization (BPSO).

A ESSATLA, que se situa em Barcarena, no concelho de Oeiras, torna-se a segunda academia BPSO a nível nacional, uma certificação que a posiciona a Escola na linha da frente da implementação de melhores condições para os profissionais e do melhor cuidado possível para os doentes. Esta já é a segunda formação, neste âmbito, dada pela Escola, tendo a primeira decorrido em 2017.

Após a cerimónia de abertura, que contou com a presença de Élise Racicot, embaixadora do Canadá em Portugal, dezenas de enfermeiros, chefes de serviço, professores e estudantes universitários iniciaram a formação orientada por especialistas da RNAO. Além dos docentes e alunos de mestrado da ESSATLA, estiveram presentes na cerimónia profissionais de diversas instituições e unidades de saúde parceiras.

Conjunto de 50 boas práticas que melhoraram a experiência de utentes e profissionais

A formação, com a duração de quatro dias, tem por base mais de meia centena de “Best Practice Guidelines (BPG)”, – um guia de boas práticas instituído pela RNAO, no âmbito da implementação de evidência que permita otimizar os resultados de saúde a nível individual, organizacional e sistémico.

As BPG estão pensadas para melhorar a experiência do cliente, reduzindo o custo dos cuidados ao prevenir complicações, e para enriquecer a satisfação dos enfermeiros, as BPG dividem-se em nove categorias: crianças e jovens; clínica; equidade, diversidade e inclusão; fundamentos; sistema de saúde; ambiente de trabalho saudável; saúde mental e uso de substâncias; adultos mais velhos; e saúde da população.

A RNAO

A RNAO é um organismo profissional que representa os enfermeiros, profissionais de enfermagem e estudantes de enfermagem de Ontário, no Canadá que tem vindo a dedicar-se à defesa de políticas públicas saudáveis, promovendo a influência e participação dos enfermeiros na tomada de decisões que afetam a profissão e o público que servem.

É neste âmbito de ação que surge uma rede global, que é atualmente constituída por instituições de 13 países de quatro continentes. Uma rede orientada para a defesa dos cuidados de saúde enquanto direito humano universal, e da liderança de cada enfermeiro como elemento fundamental da promoção da saúde individual e coletiva. Enquanto parceira da RNAO, a ESSATLA associa-se aos objetivos e valores desta estratégia.