Aberto concurso para projetos de investigação do Programa CMU Portugal com financiamento FCT de 400 mil euros

Aberto concurso para projetos de investigação do Programa CMU Portugal com financiamento FCT de 400 mil euros
Aberto concurso para projetos de investigação do Programa CMU Portugal com financiamento FCT de 400 mil euros. Foto: Rosa Pinto

O Programa CMU Portugal recebe, até dia 22 de janeiro de 2025, candidaturas para projetos de Investigação Exploratória que promovam a competitividade internacional e a capacidade de inovação em Ciência e Tecnologia em Portugal na área das Tecnologias da Informação e Comunicação. O financiamento é da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que conta com a disponibilidade de 400 mil euros para até 8 projetos a selecionar.

O Programa Carnegie Mellon Portugal procura propostas que seja altamente inovadoras em TIC, em áreas como a Informática, Inteligência Artificial, Robótica ou Interação Pessoa-Máquina, privilegiando projetos que comprovem ter elevado potencial de impacto em contextos tecnológicos e económicos internacionais.

Os projetos exploratórios (ERPs) devem ter uma duração máxima de 12 meses, com início em 2025, e irão apoiar equipas de investigadores de instituições portuguesas em colaboração com equipas da Carnegie Mellon University (CMU) a dar início a atividades de investigação com relevância estratégica para o Programa e para o País.

Para Inês Lynce, co-diretora do programa CMU Portugal, “ter uma boa ideia nem sempre é suficiente, é essencial termos disponíveis os meios para transformá-la em realidade. É exatamente isso que esses projetos proporcionam: uma base inicial para impulsionar boas ideias, com o potencial de se tornarem grandes projetos de investigação.”

As candidaturas a concurso devem envolver pelo menos uma Instituição Portuguesa e uma equipa na Carnegie Mellon. Para João Magalhães, recentemente nomeado codiretor do Programa CMU Portugal e com experiência prévia como investigador principal em projetos da parceria, referiu: “Projetos como estes são fundamentais para criar oportunidades de colaboração com pares na Carnegie Mellon. Nos últimos anos, a investigação em Portugal na área das TIC deu um enorme salto qualitativo, muito graças a iniciativas como esta, que permitem trabalhar em colaboração com algumas das melhores instituições e dos melhores investigadores do mundo.”

O financiamento máximo para instituições de investigação portuguesas varia entre 50 mil euros se a candidatura for apresentada apenas por uma Instituição, e 70 mil euros para consórcios com mais de uma instituição nacional.

Desde o seu início em 2006, o Programa CMU Portugal já lançou nove Concursos para financiamento de projetos de investigação e já apoiou um total de 94 projetos colaborativos.

De acordo com a informação da FCT e do Programa CMU Portugal as propostas devem ser submetidas através da plataforma online da FCT, em inglês, até ao dia 22 de janeiro de 2025, usando o formulário disponível para o efeito.