Durantes as festas de Natal e de fim-de-ano, os compromissos do trabalho, as compras, o entretenimento e a participação em reuniões com familiares e amigos, os ponteiros do relógio vai correndo e o tempo para dormir vai encurtando.
Um estudo da Academia Americana de Medicina do Sono concluiu que 55% das pessoas ficam extremamente ou um pouco mais cansadas durante este período do ano.
“A temporada de festas pode ser alegre, mas também stressante, e leva muitas pessoas a sacrificar o sono à medida que outras obrigações aumentam”, disse David Kuhlmann, médico do sono e porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono. “Não importa o quão ocupado esteja, dormir a quantidade certa é importante para a saúde física e mental, e estar bem descansado ajudará a aproveitar ainda mais a temporada de festas.”
Infelizmente, a sensação de exaustão persiste no novo ano, já que 46% dos entrevistados relataram sentir-se cansados no primeiro dia de Ano Novo, e 42% admitiram sentir-se cansados no primeiro dia quando regressam ao trabalho em janeiro.
“É recomendado que as pessoas mantenham a rotina normal de sono durante dezembro e janeiro para que todos possam começar o ano com hábitos saudáveis de sono”, disse o médico David Kuhlmann.
A Academia Americana de Medicina do Sono faz as seguintes recomendações para tornar o período festivo menos cansativo:
■ Durma as horas recomendadas: a maioria dos adultos deve dormir sete ou mais horas por noite regularmente para promover uma saúde ideal.
■ Evite o consumo excessivo de alimentos: as festas de fim de ano podem ser tentadoras, mas comer grandes quantidades de comida antes de dormir pode atrapalhar seu sono.
■ Limite a cafeína e o álcool tarde da noite: Evite estimulantes como cafeína tarde da noite, pois eles dificultarão o adormecimento. Você também deve evitar álcool antes de dormir, pois ele pode atrapalhar seu sono durante a noite.
■ Mantenha sua rotina: mantenha uma rotina noturna para ajudar a relaxar antes de dormir, mesmo que suas atividades diurnas e noturnas sejam diferentes do normal.