A presidente do Comité de Cultura e Educação do Parlamento Europeu, Nela Riehl, reuniu com representantes da cidade ucraniana de Lviv, Capital Europeia da Juventude 2025, sobre a importância do título para a cidade, quando decorre a guerra entre a Ucrânia e a Rússia.
Sob o lema “não é fácil, mas mova-se”, o título de “Capital Europeia da Juventude 2025” para a cidade de Lviv tem como objetivo desenvolver uma estratégia de apoio aos jovens, através de iniciativas locais e programas de intercâmbio internacional.
A candidatura de Lviv ao título deu-se em 2021, quando a Ucrânia ainda não estava em Guerra, mas o início da guerra transformou a missão original da iniciativa numa chamada à solidariedade, resiliência e apoio internacional ao país e à juventude ucraniana.
A presidente do Comité de Cultura e Educação declarou: “Nós, como europeus, como Parlamento e como Comité de Cultura e Educação, estamos com a Ucrânia, enquanto eles enfrentam as dificuldades contínuas da guerra. Queremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para tornar a vida mais fácil e melhorar a situação de milhões de ucranianos confrontados com a incerteza todos os dias.