O Conselho da União Europeia (UE) decidiu alargar o âmbito das medidas restritivas dado o apoio militar do Irão à Rússia no decurso da Guerra contra a Ucrânia bem como do apoio militar do Irão a grupos e entidades armadas no Médio Oriente e na região do Mar Vermelho. O alargamento das medidas é direcionado para a utilização de embarcações e portos para a transferência de Veículos Aéreos Não Tripulados ( VANTs), mísseis, tecnologias e componentes relacionados de fabrico iraniano.
A decisão do Conselho da UE introduz uma proibição à exportação, transferência, fornecimento ou venda da UE para o Irão de componentes usados no desenvolvimento e produção de mísseis e VANTs.
A UE também introduz uma proibição de transações com portos e eclusas que sejam de propriedade, operados ou controlados por indivíduos e entidades constantes da lista das entidades sujeitas a restrições, ou que sejam usados para a transferência de VANTs ou mísseis iranianos ou tecnologia e componentes relacionados, para a Rússia.
Uma medida inclui o acesso às instalações dos portos e eclusas, como Amirabad e Anzali, e a prestação de quaisquer serviços a embarcações. Este último deve ser entendido com exceção de embarcações que necessitem de assistência por razões de segurança marítima, para fins humanitários ou em relação a eventos que possam ter um impacto sério na saúde e segurança humanas ou no meio ambiente.
O Conselho da EU também adotou medidas restritivas contra um indivíduo e quatro entidades após as transferências de mísseis e drones do Irão para a Rússia para guerra contra a Ucrânia.
As pessoas e entidades incluem a Islamic Republic of Iran Shipping Lines (IRISL) e o diretor Mohammad Reza Khiabani. A IRISL é a transportadora marítima nacional do Irão e, durante anos, os seus navios têm-se envolvido no transporte de drones em nome da Marinha do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irão.
O Conselho da UE também introduziu na lista das entidades sujeitas a restrições três empresas de transporte russas: MG Flot , VTS Broker e Arapax. Os navios das três empresas estão envolvidos no transporte de armas e munições de fabrico iraniano, incluindo componentes de drones, através do Mar Cáspio para reabastecer as tropas russas que lutam na Ucrânia.