A ANFAJE, Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas e Fachadas, realiza o 8.º Encontro Nacional do Sector das Janelas e Fachadas no dia 21 de novembro, a partir das 10h00, no Centro de Negócios (Exponor), Leça da Palmeira.
Trata-se do maior evento anual do sector, e reunirá especialistas nacionais e europeus, profissionais e empresas, bem como parceiros da ANFAJE, para debater as tendências, oportunidades e os desafios atuais, este ano, sob mote “Construção 4.0: O Futuro Inteligente das Janelas e Fachadas”.
É conhecida a importância das fachadas e janelas no desempenho em eficiência energética dos edifícios bem como na arquitetura e na segurança construtiva a diversos fatores, desde os climáticos aos de contexto local onde o ruido e a segurança assumem cada vez maior preocupação, mas sem perder de vista a designada casa inteligente baseada em sensores, automatismos e IA.
Nesta edição, o foco será o conceito de Construção 4.0, em se destaca a integração das tecnologias digitais na construção, especialmente no que diz respeito ao fabrico, comercialização e instalação de janelas e fachadas eficientes. Numa construção digital são exigidas novas competências e soluções inovadoras para enfrentar os desafios da eficiência energética, da sustentabilidade e da automação dos edifícios, nos seus aspetos de áreas comuns e áreas privadas.
Do encontro fazem parte duas Mesas-redondas para discutir as perspetivas e desafios do setor em 2025. A primeira, intitulada “Perspetivas dos Sectores da Construção e do Imobiliário para 2025”, contará com a participação da AICCOPN e de uma entidade ligada à área da edificação. A segunda mesa-redonda, “Desafios e Oportunidades para o Sector das Janelas em 2025”, incluirá representantes do IteCons Coimbra, Cluster Habitat Sustentável, Passivhaus Portugal e OTIIMA.
De acordo com a organização a sessão de abertura será conduzida pelo Presidente da ANFAJE e pelo Presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI). Na parte da tarde está agendada uma demonstração prática sobre a instalação eficiente de janelas, promovida pela Soudal Portugal, e de seguida a Mesa-redonda “Melhorar o Isolamento Acústico dos Edifícios”, com a participação da ZERO, Saint-Gobain Glass e ANFAJE.
O Encontro Nacional contará com a intervenção da Eurowindoor, que apresentará sua visão para 2025 e os desafios do sector das janelas e fachadas eficientes a nível europeu. Os participantes terão também a oportunidade de assistir a uma Masterclasse exclusiva sobre como a Inteligência Artificial pode revolucionar o sector das janelas, conduzida por Marco Gouveia, especialista e fundador da Escola Marketing Digital.
Para o final do dia, a partir das 17h45, na Sala 5 do Centro de Negócios da Concreta, está agendado o Lançamento do Manual de Produto – Janelas, uma publicação da ANFAJE, em parceria com a editora Induglobal.