A Epson, empresa global de tecnologia, anuncia uma parceria com a Maersk, uma das maiores empresas de transporte marítimo e logística do mundo, para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), substituindo os atuais combustíveis por outros combustíveis como o biodiesel e o metanol verde, no transporte marítimo para a Europa.
A colaboração entre as duas empresas representa o início de um programa de três anos para aumentar o volume de contentores transportados, utilizando combustíveis com emissões reduzidas de GEE, o que é um passo importante para o compromisso da Epson de se tornar uma empresa neutra em termos de carbono e sem recursos do subsolo até 2050.
Com o ECO Delivery Ocean, a Maersk oferece uma solução que permite aos proprietários de carga reduzir as emissões de GEE do seu transporte marítimo até 82% em comparação com os contentores convencionais transportados com combustíveis fósseis.
No âmbito da iniciativa EPSON 25 Renewed, a Epson está a traçar um caminho de descarbonização, sendo a logística sem emissões de carbono um elemento-chave para atingir os objetivos. A Epson divulgou que no primeiro ano de um programa total de três anos, espera-se que a parceria com a Maersk permita poupar 230 toneladas de emissões de CO2e.
A Maersk é uma companhia de navegação líder mundial e fornecedora de logística integrada que se mostra empenhada em atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2040. A empresa vem avançando com iniciativas de sustentabilidade na indústria marítima, incluindo a implantação de navios porta-contentores biocombustíveis que podem funcionar com metanol verde, para além de uma série de outras iniciativas de redução de GEE na logística terrestre (por exemplo, camiões EV, comboios elétricos).
É indicado que a Maersk foi a primeira empresa do sector a validar os objetivos para 2030 e 2040 através da iniciativa Science Based Targets, em linha com uma trajetória de 1,5 graus Celsius e emissões líquidas nulas, e o seu compromisso com a sustentabilidade inclui a participação no CDP Carbon Disclosure Project (classificação A List) e na Ecovadis (classificação Platinum).
O produto ECO Delivery, lançado em 2019, está a oferecer emissões mais baixas com foco na descarbonização da logística para o transporte marítimo, terrestre e aéreo. O sector do transporte marítimo de mercadorias está a sofrer uma transformação, impulsionada pela ambição da Organização Marítima Internacional (OMI) de alcançar emissões líquidas nulas de gases com efeito de estufa (GEE) do transporte marítimo internacional até cerca de 2050. A Maersk estabeleceu para si própria objetivos ainda mais ambiciosos: zero emissões líquidas de GEE até 2040.
“As parcerias são essenciais para criar soluções de impacto para a descarbonização, e os nossos clientes estão no centro destas parcerias. A nossa colaboração com a Epson é uma prova dos nossos valores partilhados e do nosso empenho em reduzir as emissões de GEE provenientes da logística o mais rapidamente possível. Juntos, não só estamos a reduzir as emissões, como estamos a estabelecer uma referência para outros proprietários de carga e para o sector do transporte marítimo e da logística”, sublinhou Kaisa Helena Tikk, Diretora de Sustentabilidade Comercial da A.P. Moller – Maersk, citada em comunicado.
Mark Robertson, diretor da cadeia de abastecimento da Epson Europa, explicou: “A Epson está empenhada em promover uma mudança transformadora na forma como conduzimos a nossa atividade. Ao estabelecer uma parceria com a Maersk para utilizar combustível com baixas emissões nos nossos transportes marítimos de entrada na Europa, estamos a dar um passo importante para atingir os nossos objectivos de sustentabilidade.”
O responsável da Epson acrescentou: “Esta iniciativa não só reduz a nossa pegada de carbono, como também constitui um exemplo positivo para a indústria eletrónica. A decisão de utilizar combustível de baixas emissões para o transporte marítimo de entrada, combinada com a otimização do espaço dos nossos contentores e a utilização de software de rastreio avançado, sublinha a dedicação da Epson à sustentabilidade e, como um dos principais fabricantes de tecnologia do mundo, ao estabelecimento de melhores padrões de responsabilidade ambiental na logística.”
A Epson indica que reconhece que a transição para combustíveis com baixas emissões, apesar dos desafios iniciais em termos de custos, é vital para reduzir as emissões de GEE no sector do transporte marítimo. Esta parceria com a Maersk pretende criar um precedente no sector da eletrónica, onde a adoção de biodiesel ou metanol ecológicos é ainda relativamente rara. Para além de utilizar estes combustíveis com baixo teor de GEE, a Epson está a otimizar o espaço dos seus contentores, com mais 15% de carga por contentor, graças a uma melhor logística e à conceção dos produtos.
Para melhorar a transparência e medir com exatidão a sua pegada de carbono, a Epson indicou que também integrou o software Shippeo nas suas operações de logística, permitindo à empresa acompanhar o impacto do carbono de todos os métodos de transporte, desde a fábrica até à entrega final.
Para a Epson a parceria com a Maersk marca a primeira fase de uma viagem em direção a uma logística mais sustentável, demonstrando como a colaboração pode conduzir a um impacto ambiental significativo e inspirar outros no sector a seguir o exemplo.