Projeto SEED da Câmara de Lisboa distinguido com Selo de “Boas Práticas” por programa URBACT da União Europeia

Projeto SEED da Câmara de Lisboa distinguido com Selo de “Boas Práticas” por programa URBACT da União Europeia
Projeto SEED da Câmara de Lisboa distinguido com Selo de “Boas Práticas” por programa URBACT da União Europeia. Foto: Rosa Pinto

O programa europeu de cooperação territorial, de aprendizagem coletiva e troca de experiências em torno da promoção do desenvolvimento urbano, URBACT, atribui selo de “Boas Práticas” ao projeto da Câmara Municipal de Lisboa de Educação para o Empreendedorismo e Inovação nas Escolas – SEED.

“Este reconhecimento reforça o lugar de Lisboa, distinguida como Capital Europeia da Inovação, no mapa das cidades inovadoras, valorizando a abordagem empreendedora que o SEED oferece a alunos das escolas públicas, promovendo competências de inovação, trabalho em equipa e autonomia. Estamos convictos de que a educação para o empreendedorismo e para a tecnologia fazem realmente a diferença na vida dos nossos jovens e no seu futuro”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, citado em comunicado da edilidade.

O projeto foi selecionado entre 249 cidades, passou a ganhar visibilidade em toda a rede das cidades URBACT. A apresentação do SEED irá ser do no Festival da Cidade URBACT, em abril de 2025, em Wroclaw, Polónia.

O projeto municipal SEED utiliza metodologias de design thinking e práticas colaborativas, e envolve parceiros locais e instituições como a Casa do Impacto, ISCTE, ISEG, e a Unicorn Factory Lisboa, entre outros, que permitem aproximar os jovens das áreas de empreendedorismo e tecnologia, e prepara-los para o mercado de trabalho com foco na inovação e criatividade.

A vereadora da Economia e Inovação, Joana Oliveira Costa, referiu que “este selo de ‘Boas Práticas’ da União Europeia reforça o compromisso da Câmara de Lisboa em promover uma educação orientada para o futuro, incentivando o desenvolvimento de jovens cidadãos com espírito empreendedor e capacitados para resolver desafios da comunidade.”