No Teatro Aveirense é esperado no dia 9 de novembro, às 21h30, o espetáculo 1984 de George Orwell. É uma estreia em Aveiro da companhia Artistas Unidos, que ocorre no âmbito da programação da Capital Portuguesa da Cultura. A adaptação do romance histórico para o teatro é dos britânicos Robert Icke e Duncan Macmillan.
A peça 1984 de George Orwell encenada pela primeira vez em 2013, no Reino Unido, “revisita a história de um mundo distópico onde todos são observados e se observam, onde a verdade é brutalmente esmagada e em que todos devem obedecer ao líder do Partido que tudo vê e tudo sabe, o Grande Irmão (Big Brother). É nesta realidade que Winston Smith, a personagem principal da obra de Orwell, ousa sonhar com um mundo livre.”
Robert Icke e Duncan Macmillan, ambos dramaturgos e encenadores vencedores de diversos prémios, entre eles o UK Theatre para Melhor Encenação por 1984 de George Orwell, centra a narrativa num grupo de pessoas do ano 2050 a ler o diário secreto de Winston Smith.
Durante a leitura, o grupo de pessoas guardam os seus telemóveis numa caixa para evitar serem pirateados, e discutem, em privado se Smith era uma pessoa real e se os acontecimentos que descreveu realmente aconteceram.
Uma versão multimédia – com vídeo – que testa tanto a tolerância do público à violência, como o conhecimento do texto original.
A encenação de 1984 de George Orwell por parte dos Artistas Unidos está a cargo de Pedro Carraca e conta com Ana Castro, Carolina Salles, Gonçalo Carvalho, Inês Pereira, Paulo Pinto, Raquel Montenegro e Tiago Matias no elenco.
O público escolar tem oportunidade de assistir ao espetáculo numa sessão programada para o dia 8 de novembro, também no Teatro Aveirense.